Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre os perfis de formação docente em computação a partir do cruzamento das propostas pedagógicas de cursos de licenciatura em computação com os discursos de orientações curriculares que emanam do currículo de referência da SBC. Tal estudo faz parte de uma investigação cujo objetivo é reconhecer quais são as epistemes próprias do licenciado em computação, baseando-se na abordagem de construção social do currículo. Tal análise tem-se mostrado útil para identificar similaridade e disparidades entre os discursos apresentados em alguns projetos político-pedagógicos de cursos de licenciatura da área.Referências
Alves, N. (1986) “Formação do jovem professor para a educação básica”. In: Pino, I. Caderno CEDES. v. 14. São Paulo: Cortez/CEDES. p. 5-20.
Alves, N.; Garcia, R. (2004) “A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo”. In: Alvez, N. (org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez. p. 73-88.
Brasil. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394/96.
_____. (1999) Ministério da educação. Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática. Disponível em [link]. Acessado em: 03/06/2011.
_____. (2001) Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Disponível em [link]. Acessado em: 02/12/2011.
_____. (2002a) Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002. Disponível em [link]. Acessado em: 02/12/2011.
_____. (2002b) Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002. Disponível em [link]. Acessado em: 02/12/2011.
_____. (2012) Ministério da educação. Sistema e-MEC. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de fevereiro de 2012.
Cabral, M.; Nunes, D.; Bigonha, R et al. (2008) A trajetória dos cursos de graduação da área de computação e informática: 1969-2006. Rio de Janeiro: SBC.
Chevallard, Y. (1991) La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Ed. La Pensée Sauvage.
Chevallard, Y. (1999) “L’analise des pratiques enseignantes en théorie antropologique du didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Editions, volume 19, 2. 221-265.
Dias, I. (2010) “Competências em Educação: conceito e significado pedagógico”. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, volume 14, 1. São Paulo. 73-78.
Lister, R. (2012) “Teaching-oriented faculty and computing education research”. ACM Inroads, volume 3, 1. New York. 22-23.
Piconez, S.; Filatro, A. (2009) “O desenvolvimento profissional da docência na Formação de Professores face a utilização das tecnologias”. Educação Temática Digital, volume 10, 2. Campinas. 394-427.
Valentine, D. (2004) “CS educational research: a meta-analisys of SIGSCE technical symposium proceedings”. 35th SIGSCE technical symposium on Computer Science Education (SIGSCE'04). New York: ACM. 255-259.
Saviani, D. (2009) “Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro”. Revista Brasileira de Educação, volume 14, 20. Campinas: Ed. Autores Associados. 143-155.
Tanner, D. and Tanner, L. (1975) Curriculum development. New York: Macmillam.
Goodson, I. (1997) A construção social do currículo. 7ª. ed. Lisboa: Educa.
______. (2001) O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto (Portugal): Porto Editora.
SBC (2002). Sociedade Brasileira de Computação. Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. Disponível em: [link]. Acessado em: 02 de dezembro de 2011.
Tardif, M. (2002) “Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério”. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 112-28.
Wing, J. (2006) “Computational Thinking”. Communications of the ACM. volume 49, 3. New York: ACM. 33-35.
Alves, N.; Garcia, R. (2004) “A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo”. In: Alvez, N. (org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez. p. 73-88.
Brasil. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394/96.
_____. (1999) Ministério da educação. Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática. Disponível em [link]. Acessado em: 03/06/2011.
_____. (2001) Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Disponível em [link]. Acessado em: 02/12/2011.
_____. (2002a) Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002. Disponível em [link]. Acessado em: 02/12/2011.
_____. (2002b) Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002. Disponível em [link]. Acessado em: 02/12/2011.
_____. (2012) Ministério da educação. Sistema e-MEC. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de fevereiro de 2012.
Cabral, M.; Nunes, D.; Bigonha, R et al. (2008) A trajetória dos cursos de graduação da área de computação e informática: 1969-2006. Rio de Janeiro: SBC.
Chevallard, Y. (1991) La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Ed. La Pensée Sauvage.
Chevallard, Y. (1999) “L’analise des pratiques enseignantes en théorie antropologique du didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Editions, volume 19, 2. 221-265.
Dias, I. (2010) “Competências em Educação: conceito e significado pedagógico”. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, volume 14, 1. São Paulo. 73-78.
Lister, R. (2012) “Teaching-oriented faculty and computing education research”. ACM Inroads, volume 3, 1. New York. 22-23.
Piconez, S.; Filatro, A. (2009) “O desenvolvimento profissional da docência na Formação de Professores face a utilização das tecnologias”. Educação Temática Digital, volume 10, 2. Campinas. 394-427.
Valentine, D. (2004) “CS educational research: a meta-analisys of SIGSCE technical symposium proceedings”. 35th SIGSCE technical symposium on Computer Science Education (SIGSCE'04). New York: ACM. 255-259.
Saviani, D. (2009) “Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro”. Revista Brasileira de Educação, volume 14, 20. Campinas: Ed. Autores Associados. 143-155.
Tanner, D. and Tanner, L. (1975) Curriculum development. New York: Macmillam.
Goodson, I. (1997) A construção social do currículo. 7ª. ed. Lisboa: Educa.
______. (2001) O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto (Portugal): Porto Editora.
SBC (2002). Sociedade Brasileira de Computação. Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. Disponível em: [link]. Acessado em: 02 de dezembro de 2011.
Tardif, M. (2002) “Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério”. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 112-28.
Wing, J. (2006) “Computational Thinking”. Communications of the ACM. volume 49, 3. New York: ACM. 33-35.
Publicado
16/07/2012
Como Citar
MATOS, Ecivaldo de Souza; SILVA, Glaucia Frederico Bernardes da.
Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 51-60.
ISSN 2595-6175.