Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

  • Alexandre Alvaro UFSCar

Resumo


As recentes mudanças no mundo e na tecnologia apresentam desafios e oportunidades para o ensino de computação, a qual deve mudar para atender a esses desafios. Diversos cursos se esforçam para incluir a temática de empreendedorismo e inovação no currículo. A ideia de integrar a educação em empreendedorismo e inovação pode-se ter um efeito significativo sobre a criatividade, habilidades-intenções empreendedoras e liderança dos alunos do curso de computação. Neste artigo, é apresentada uma visão sobre o ensino de empreendedorismo para alunos da ciência da computação e descreve a experiência na introdução de empreendedorismo e inovação no currículo da computação.

Referências

Aldianto, L., Rudito, B., Mirzanti, I.R., Situmorang, B., Larso, D. (2010) “The Development of Center of Entrepreneurship and Business Incubator in Pangalengan, West Java – Indonesia”, In Technology Management for Global Economic Growth.

National Academy of Engineering, ”The Engineer of 2020: Visions of Engineering in the New Century”, 2004, ISBN-10: 0-309-09162-4.

Kelley, D.J., Singer, S., Ilerrington, M. (2011) “Global Entrepreneurship Monitor: 2011 Global Report” Disponível: [link], Acessado em: 12/03/2012.

Diretrizes Curriculares SBC (2005) “Currículo de Referência para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação”, Disponível em: [link], Acessado em: 12/03/2012.

Doboli, S., Kamberova, G.L., Impagliazzo, J., Fu, X., Currie, E.H. (2010) “A Model of Entrepreneurship Education for Computer Science and Computer Engineering Students”, In 38th Annual Frontiers in Education Conference.

Edwards, M., Sánchez-Ruiz, L.M., Tovar-Caro, E., Ballester-Sarrias, E. (2009) “Engineering Students Perceptions of Innovation and Entrepreneurship Competences”, In 39th IEEE Frontiers in Education Conference.

European Commission. (2004) “Entrepreneurship education and learning. Implementation of ‘Education & Training 2010”, Work Program - Working “Key Competences”.

Fan, X., Qi,Y., Gao, F. (2010) “Study on Modularized Synthetic Cultivation System of Technology Entrepreneurship Education”, In IEEE International Conference onEmergency Management and Management Sciences (ICEMMS).

Fry, C.C. and Leman, G. (2007) “International Technology Entrepreneurship: Immersion into Interdisciplinary Innovation (I5) in Shanghai”, In 37th Annual Frontiers In Education Conference.

Gary, K., Razdan, A., Koehnemann, H., Sannier, A., Kagan, A. (2008) “Work-in-progress: Embedding Entrepreneurship in the Computing Curricula”, In 38th Annual Frontiers in Education Conference.

Gross, W.I. (2000) “An Approach to Teaching Entrepreneurship to Engineers”, IEEE Engineering Management Society.

Huo, Z-g. e Wu, Z-d. (2011) “Cation of Students Innovative and Entrepreneurship of China Higher Engineering Colleges”, In 18Th International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IE&EM).

Ling-li, H. e Jun, H. (2011) “Improving Computing Undergraduates’Entrepreneurial Abilities”, In 6th International Conference on Computer Science & Education.

Luryi, S., Tang, W., Lifshitz, N., Wolf, G. (2007) “Entrepreneurship in Engineering Education”, In 37th Annual Frontiers in Education Conference.

Miller, T.K., Walsh, S.J., Hollar, S., Rideout, E.C., Pittman, B.C. (2011) “Engineering and Innovation: An Immersive Start-up Experience”, IEEE Computer Society.

Perfil UFSCar (2008) “Perfil do profissional a ser formado na UFSCar”, Disponível em: [link], Acessado em: 12/03/2012.

Ries, E. (2011) “The Lean Startup”, Crown Business, p. 336.

Stevens, K.K., VanEpps, T., Schlossberg, S.M., Agarwal, A., Hamza-Lup, G.L. (2009) “Innovation Leadership Honors Program: Addressing Engineering Education Needs through Curriculum Enhancement”, In 39th Annual Frontiers in Education Conference.

Zaina, L.A.M. e Faceli, K. (2011) “A Sustentabilidade como Componente Curricular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação”, XIX Workshop sobre Educação em Computação, em conjunto com CSBC.

Zhao, H., Seibert, S.E., Hills, G.E. (2005) “The mediating role of self-efficacy in the development of entrepreneurial intentions”, Journal of Applied Psychology, Vol. 90, No. 6, pp. 1265-1272.

Yun, Z. e Xiuzhen, L. (2011) “Research on Enterprise Education in Chinese Higher Educational Institutions”, In International Conference on E-Business and E-Government (ICEE).
Publicado
16/07/2012
ALVARO, Alexandre. Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 61-70. ISSN 2595-6175.