ENGSOFT: Ferramenta para Simulação, Integração e Centralização de Ambientes Reais para auxiliar o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) na Engenharia de Software na Graduação

  • Bruno Rodrigues Bessa IFAL / C.E.S.A.R.
  • Mônica Ximenes Carneiro da Cunha IFAL
  • Felipe Furtado UFPE / C.E.S.A.R.

Resumo


O uso de ferramentas educacionais que estimulam a curiosidade e promovem motivação para o aprendizado é um tema amplamente pesquisado e discutido. No entanto, é pouco comum no ensino da Engenharia de Software. Esse artigo apresenta a EngSoft, uma ferramenta que simula um contexto de uma metrópole com fábricas de softwares, instituições de ensino, empresas e respectivos participantes, onde cada um tem papel e atribuições específicas nos seus ambientes. A ferramenta permite o desenvolvimento de experiências existentes no mundo real, reduzindo assim as lacunas existentes entre teoria e prática.

Referências

ABES. Associação Brasileira das Empresas de Software. Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendências. São Paulo: ABES, 2009.

BAKER, A.; NAVARRO, E. O; HOEK, A. (2005) An Experimental Card Game for Teaching Software Engineering Processes. Journal of Systems and Software. Volume 75. p. 3-16. New York.

BERNARDI, G.; FONTOURA, L. M.; CORDENONSI, A. Z. Elicit@ção: Ferramenta de Apoio ao Ensino de Elicitação de Requisitos de Software baseada em Instituições Eletrônicas. In: II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos. Anais... Santa Cruz do Sul – RS, 2008.

GÜZELIS, C. An Experience on Problem Based Learning in an Engineering Faculty. Turk J Elec Engin, Vol.14, No., p. 67-76, 2006.

HILBURN, T.B.; TOWHIDNEJAD, M. A Case For Software Engineering. In: Conference On Software Engineering Education & Training – CSEET '07, 20, 2007, Dublin. Proceedings … Washington: IEEE Computer Society, 2007, pp. 107-114.

ISOTTON, E. (2008) Scrumming Ferramenta Educacional para Ensino de Práticas de SCRUM. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MORAES, A. K.O.; MEIRA, S. R. L.; ALBUQUERQUE, J. O. Open Source Software Factory – Step by Step: A Case Report. In: FIRST INTERNATIONAL CONFERENCE ON OPEN SOURCE COLLABORATIVE DEVELOPMENT PLATFORMS (Héphaïstos), 2006.

PETERSON, M. Skills To Enhance Problem-Based Learning. Med Educ Online [Serial Online] 2, 3, 1997.

ROSA, R. E KIELING, E. (2006) Planager Um Jogo para Apoio ao Ensino de Gerência de Projetos de Software. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SAVERY, JOHN R. (2006) Overview of Problem-based Learning: Definitions and Distinctions, Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning. Vol. 1, Iss. 1, Article 3. Disponível em: [link]. Acesso em 05 de maio de 2012.

SOUZA, D. A. C. M.; VASCONCELOS, C. R.; AZEVEDO, R.; FUJIOKA, R. C.; ALMEIDA, M. J. S. C.; FREITAS, F. (2008) Honey: Um Ambiente Virtual Baseado em Agentes para Apoiar o Ensino de Engenharia de Software. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 19, 2008. Anais… v. 1. p. 55-64. Fortaleza-CE, 2008.

THOMPSON, J. B. Improving Software Practice through Education: Challenges and Future Trends. In: FUTURE OF SOFTWARE ENGINEERING, INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING – ICSE '07, 29, 2007, Minneapolis. Proceedings... Washington: IEEE Computer Society, 2007, p. 12-28

TOMOMITSU, C. K. A.; CAMARGO, V. L. S.; NOVELLI FILHO, A. Dimensões a considerar na análise dos problemas de ensino e aprendizagem de engenharia de software. In: Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa, 1, 2006. Anais... São Paulo: FATEC, 2006.
Publicado
16/07/2012
BESSA, Bruno Rodrigues; CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro da; FURTADO, Felipe. ENGSOFT: Ferramenta para Simulação, Integração e Centralização de Ambientes Reais para auxiliar o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) na Engenharia de Software na Graduação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 71-80. ISSN 2595-6175.