Ensino de Teoria da Complexidade

  • Alex Luciano Roesler Rese UNIVALI
  • Rafael de Santiago UNIVALI

Resumo


Existem diversos trabalhos na literatura que estudam o problema do baixo interesse dos alunos por disciplinas relacionadas à Teoria da Computação. Estes trabalhos concordam que a causa deste problema é a presença de conteúdos exclusivamente teóricos. A alternativa apontada é o uso de materiais de ensino que visam a prática dos conteúdos. Como subárea da Teoria da Computação, encontra-se a Teoria da Complexidade, que visa o estudo do que faz alguns problemas serem fáceis ou difíceis de serem resolvidos pelo computador. Neste contexto, apresenta-se uma pesquisa para viabilizar o ensino de Teoria da Complexidade por meio de atividades práticas e avaliar se estas são mais eficientes na aprendizagem dos alunos. Quatro materiais foram desenvolvidos e experimentados com os alunos participantes, por meio de questionário e acompanhamento de desempenho de notas. Com os resultados obtidos, há evidências de que a aprendizagem foi beneficiada.

Palavras-chave: Ensino de Computação, Ensino de Teoria da Computação, Teoria da Complexidade Computacional

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Publicado
16/07/2012
RESE, Alex Luciano Roesler; SANTIAGO, Rafael de. Ensino de Teoria da Complexidade. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 81-90. ISSN 2595-6175.