Ensino na especialização em Computação: possibilidades de formação integradora além da técnica

  • Monica de Souza Massa UNEB

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência realizada em uma disciplina de um curso de especialização em computação, com o objetivo de evidenciar a possibilidade de ressignificação do modelo de prática docente dos cursos dessa natureza, com a inclusão de outras práticas pedagógicas e de um espaço para reflexão sobre a prática profissional. Foi tomado como base teórica os estudos sobre formação docente no ensino superior, assim como os estudos sobre ludicidade e integração entre cognição e emoção. Os resultados aqui relatados são uma pequena amostra da gama de alternativas viáveis para a construção de uma nova prática pedagógica integradora que atenda as demandas tanto dos docentes quanto dos discentes da área.

Referências

D’ÁVILA, C. M. Eclipse do Lúdico. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 25, p. 15-25, jan./jun., 2006

D’ÁVILA, C. M. Formação Docente na Contemporaneidade: Limite e Desafios. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v 17, n.30, jul/dez 2008. (a)

D’ÁVILA, C. M. Mediação didática docente. In: D’ÁVILA, C. M. Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? Salvador: Edufba 2008. (b)

DUARTE JR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2006.

FLORES, F. E. V. Educação Biocêntrica: por uma educação centrada na vida. In: FLORES, F. E. V. (org). Educação Biocêntrica: aprendizagem visceral e integração afetiva. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Coletânea Educação e Ludicidade - Ensaios 02, GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, Salvador, 2002.

LUCKESI, C. C. Formação do educador sob uma ótica transdisciplinar. ABC Educatio: a revista da educação, São Paulo, v 4, nº 29, p. 1-18, nov/2003.

LUCKESI, C. C. Formalidade e criatividade na prática educativa. ABC Educatio: a revista da educação, São Paulo, v 6, nº 48, p. 28-29, ago/2005. (a)

LUCKESI, C. C. O educador: quem é ele. ABC Educatio: a revista da educação, São Paulo, v. 6, nº 50, p. 12-16, out/2005. (b)

MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

MATURANA, H. e VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. 2ª Ed. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MORAES, M.C., DE LA TORRE, S. Sentirpensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

PIMENTA, S., ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
Publicado
16/07/2012
MASSA, Monica de Souza. Ensino na especialização em Computação: possibilidades de formação integradora além da técnica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 91-100. ISSN 2595-6175.