Estudo da Viabilidade do Uso do Facebook para Educação
Resumo
O número de sistemas LMS tem crescido de acordo com o número de seus utilizadores, sempre propondo ambientes totalmente voltados para a aprendizagem no qual os professores podem avaliar as interações de seus alunos. Muitas vezes as atividades propostas pelos professores são passadas por desapercebidas em função das inúmeras atividades realizadas no cotidiano ou, muitas vezes, pela falta de interesse em interagir numa rede exclusivamente voltada para o ensino. Diante de tal problemática procurou-se realizar um estudo sobre a possibilidade de utilização de uma das redes sociais mais populares da atualidade, o Facebook, como apoio aos sistemas gestores de ensino, fazendo uso de suas funcionalidades para avaliar o aprendizado, por meio de uma aplicação que complemente os conceitos de LMS para esta rede social, o TeachingBook.Referências
ALMEIDA, M. E. (2005). Tecnologia e Educação a Distância: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais e Interativos de Aprendizagem. PUC, São Paulo.
Facebook. (2011). Facebook Core Concepts. Acesso em 07 de outubro de 2011, disponível em Facebook Developers: [link]
Facebook. (2011). Facebook Statistics. Acesso em 07 de outubro de 2011, disponível em Facebook: [link]
Facebook. (04 de 04 de 2012). Facebook Timeline. Acesso em 04 de 04 de 2012, disponível em Facebook Newsroom: [link]
FLEMING, N. (07 de setembro de 2010). Using Facebook 'can lower exam results by up to 20%'. Acesso em 07 de abril de 2012, disponível em MailOnline: [link]
KIRKPATRICK, D. (29 de maio de 2007). Facebook's plan to hook up the world. Acesso em 04 de abril de 2012, disponível em CNN Money: [link]
MASON, R. (2006). the university: current challenges and opportunities. Paris: The Virtual University.
MEC/INEP/DAES. (04 de 04 de 2012). Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Acesso em 04 de 04 de 2012, disponível em INEP: [link]
PAREDES, A. (26 de maio de 2011). Desenvolvendo um site no Facebook. Acesso em 06 de abril de 2012, disponível em iMasters: [link]
RICCIO, N. R. (2010). Ambientes Virtuais de Aprendizagem na UFBA: A Autonomia como Possibilidade. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SERRADURA, R. (maio de 2011). Desenvolvendo uma aplicação Facebook do zero com Rails 3. Acesso em 5 de agosto de 2011, disponível em SERRADURA LAB'S: [link]
Facebook. (2011). Facebook Core Concepts. Acesso em 07 de outubro de 2011, disponível em Facebook Developers: [link]
Facebook. (2011). Facebook Statistics. Acesso em 07 de outubro de 2011, disponível em Facebook: [link]
Facebook. (04 de 04 de 2012). Facebook Timeline. Acesso em 04 de 04 de 2012, disponível em Facebook Newsroom: [link]
FLEMING, N. (07 de setembro de 2010). Using Facebook 'can lower exam results by up to 20%'. Acesso em 07 de abril de 2012, disponível em MailOnline: [link]
KIRKPATRICK, D. (29 de maio de 2007). Facebook's plan to hook up the world. Acesso em 04 de abril de 2012, disponível em CNN Money: [link]
MASON, R. (2006). the university: current challenges and opportunities. Paris: The Virtual University.
MEC/INEP/DAES. (04 de 04 de 2012). Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Acesso em 04 de 04 de 2012, disponível em INEP: [link]
PAREDES, A. (26 de maio de 2011). Desenvolvendo um site no Facebook. Acesso em 06 de abril de 2012, disponível em iMasters: [link]
RICCIO, N. R. (2010). Ambientes Virtuais de Aprendizagem na UFBA: A Autonomia como Possibilidade. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SERRADURA, R. (maio de 2011). Desenvolvendo uma aplicação Facebook do zero com Rails 3. Acesso em 5 de agosto de 2011, disponível em SERRADURA LAB'S: [link]
Publicado
16/07/2012
Como Citar
AQUINO, Alex; BRITO, Alisson.
Estudo da Viabilidade do Uso do Facebook para Educação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 101-110.
ISSN 2595-6175.