Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica
Resumo
A pervasividade dos dispositivos computacionais no cotidiano traz à luz uma questão fundamental sobre a Ciência da Computação como parte das ciências básicas. Ao fazê-lo, é natural considerar o ensino de Computação em séries fundamentais – não como técnica, e sim como uma forma de organização de pensamento e de resolução de problemas. Sob tal perspectiva, há relações inerentes entre o conhecimento, habilidades e atitudes advindas deste campo e aquelas comumente relacionadas à Matemática. Este artigo discute essas relações a partir de um mapeamento das competências previstas nos padrões curriculares brasileiros com atividades que desenvolvem o Pensamento Computacional descritas na literatura. Desta maneira, alguns desafios para a educação em Computação são apontados.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologia sofre com evasão universitária. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 fev. 2012.
BASAWAPATNA, A.; KOH, K. H.; REPENNING, A. et al. Recognizing computational thinking patterns. SIGCSE 2011. Proceedings of SIGCSE 2011. New York: ACM, 2011.
BASSANEZI, R. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BEAUBOUEF, T. Why computer science students need math. SIGCSE Bulletin, v. 34, n. 4, p. 57–59, dez 2002.
BEZERRA, L. N.; SILVEIRA, I. F. Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso. XIX Workshop sobre o Ensino de Computação. Anais do CSBC 2011. Natal: SBC, 2011.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 1999.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEB, 2002.
CAMPBELL, P. F.; MCCABE, G. P. Predicting the success of freshmen in a computer science major. Communications of the ACM, v. 27, n. 11, p. 1108–1113, nov 1984.
CRENSHAW, T. L.; CHAMBERS, E. W.; METCALF, H.; THAKKAR, U. A case study of retention practices at the University of Illinois at Urbana-Champaign. SIGCSE ’08. Proceedings of SIGCSE 2008. New York: ACM, 2008.
DENNING, P. J. Is computer science science? Communications of the ACM, v. 48, n. 4, p. 27–31, abr 2005.
DINIZ, L. DO N. O Papel das Tecnologias da Informação e Comunicação nos Projetos de Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: UNESP, 2007.
ISBELL, C. L.; STEIN, L. A.; CUTLER, R. et al. (Re)defining computing curricula by (re)defining computing. SIGCSE Bulletin, v. 41, n. 4, p. 195–207, jan 2010.
LEE, I.; MARTIN, F.; DENNER, J. et al. Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 32–37, fev 2011.
LEWIS, C. M.; SHAH, N. Building Upon and Enriching Grade Four Mathematics Standards with Programming Curriculum. SIGCSE ’12. Proceedings of SIGCSE 2012. New York: ACM, 2012.
MOR, Y.; NOSS, R. Programming as mathematical narrative. International Journal of Continuing Engineering Education and Life-long Learning, v. 18, n. 2, p. 214–233, 2008.
MURATET, M.; TORGUET, P.; JESSEL, J.-P.; VIALLET, F. Towards a serious game to help students learn computer programming. International Journal of Computer Games Technology, v. 2009, p. 3:1–3:12, jan 2009.
PAETON, G. University maths “too difficult” for British students. The Telegraph, 10 fev 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 abr. 2012.
SETTI, M. DE O. G. O Processo de Discretização do Raciocínio Matemático na Tradução para o Raciocínio Computacional: Um Estudo de Caso no Ensino/Aprendizagem de Algoritmos. Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: UFPR, 2009.
SOUZA, C. S. DE; GARCIA, A. C. B.; SLAVIERO, C.; PINTO, H.; REPENNING, A. Semiotic traces of computational thinking acquisition. Proceedings of IS-EUD 2011. Heidelberg: Springer-Verlag, 2011.
TARGINO, R. Quase 6 em 10 alunos do ensino médio de SP saíram da escola com desempenho ruim em matemática em 2011. UOL Educação, 7 mar 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 abr. 2012.
THE CSTA STANDARDS TASK FORCE. CSTA K-12 Computer Science Standards, 2011. New York: ACM Computer Science Teachers Association. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 fev. 2012.
WILSON, B. C.; SHROCK, S. Contributing to success in an introductory computer science course: a study of twelve factors. SIGCSE ’01. Proceedings of SIGCSE '01. New York: ACM, 2001.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar 2006.
BASAWAPATNA, A.; KOH, K. H.; REPENNING, A. et al. Recognizing computational thinking patterns. SIGCSE 2011. Proceedings of SIGCSE 2011. New York: ACM, 2011.
BASSANEZI, R. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BEAUBOUEF, T. Why computer science students need math. SIGCSE Bulletin, v. 34, n. 4, p. 57–59, dez 2002.
BEZERRA, L. N.; SILVEIRA, I. F. Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso. XIX Workshop sobre o Ensino de Computação. Anais do CSBC 2011. Natal: SBC, 2011.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 1999.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEB, 2002.
CAMPBELL, P. F.; MCCABE, G. P. Predicting the success of freshmen in a computer science major. Communications of the ACM, v. 27, n. 11, p. 1108–1113, nov 1984.
CRENSHAW, T. L.; CHAMBERS, E. W.; METCALF, H.; THAKKAR, U. A case study of retention practices at the University of Illinois at Urbana-Champaign. SIGCSE ’08. Proceedings of SIGCSE 2008. New York: ACM, 2008.
DENNING, P. J. Is computer science science? Communications of the ACM, v. 48, n. 4, p. 27–31, abr 2005.
DINIZ, L. DO N. O Papel das Tecnologias da Informação e Comunicação nos Projetos de Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: UNESP, 2007.
ISBELL, C. L.; STEIN, L. A.; CUTLER, R. et al. (Re)defining computing curricula by (re)defining computing. SIGCSE Bulletin, v. 41, n. 4, p. 195–207, jan 2010.
LEE, I.; MARTIN, F.; DENNER, J. et al. Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 32–37, fev 2011.
LEWIS, C. M.; SHAH, N. Building Upon and Enriching Grade Four Mathematics Standards with Programming Curriculum. SIGCSE ’12. Proceedings of SIGCSE 2012. New York: ACM, 2012.
MOR, Y.; NOSS, R. Programming as mathematical narrative. International Journal of Continuing Engineering Education and Life-long Learning, v. 18, n. 2, p. 214–233, 2008.
MURATET, M.; TORGUET, P.; JESSEL, J.-P.; VIALLET, F. Towards a serious game to help students learn computer programming. International Journal of Computer Games Technology, v. 2009, p. 3:1–3:12, jan 2009.
PAETON, G. University maths “too difficult” for British students. The Telegraph, 10 fev 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 abr. 2012.
SETTI, M. DE O. G. O Processo de Discretização do Raciocínio Matemático na Tradução para o Raciocínio Computacional: Um Estudo de Caso no Ensino/Aprendizagem de Algoritmos. Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: UFPR, 2009.
SOUZA, C. S. DE; GARCIA, A. C. B.; SLAVIERO, C.; PINTO, H.; REPENNING, A. Semiotic traces of computational thinking acquisition. Proceedings of IS-EUD 2011. Heidelberg: Springer-Verlag, 2011.
TARGINO, R. Quase 6 em 10 alunos do ensino médio de SP saíram da escola com desempenho ruim em matemática em 2011. UOL Educação, 7 mar 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 abr. 2012.
THE CSTA STANDARDS TASK FORCE. CSTA K-12 Computer Science Standards, 2011. New York: ACM Computer Science Teachers Association. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 fev. 2012.
WILSON, B. C.; SHROCK, S. Contributing to success in an introductory computer science course: a study of twelve factors. SIGCSE ’01. Proceedings of SIGCSE '01. New York: ACM, 2001.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar 2006.
Publicado
16/07/2012
Como Citar
BARCELOS, Thiago Schumacher; SILVEIRA, Ismar Frango.
Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 141-150.
ISSN 2595-6175.