Programa de Extensão “Fábrica de Software Acadêmica”: contribuindo para a formação profissional na área da Informática
Resumo
Este artigo apresenta o programa de extensão Fábrica de Software Acadêmica, implantado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Porto Alegre (IFRS-POA) em maio de 2010. Contando com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos, o programa abrange projetos de pesquisa e ações de extensão que tem por objetivo propiciar ao aluno capacitação nas principais tecnologias de mercado e vivência no mundo do trabalho.
Referências
Fernandes, A. A. e Teixeira, D. D. S (2004). Fábrica de Software: implantação e gestão de operações. Editora Atlas.
IEEE (2004). “SWEBOK Guide HTML Format”. Disponível em [link].
Lopes da Silva, A.; Sá, I.; Duarte, A.M.; Veiga Simão, A. M (2004). A aprendizagem autoregulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto Editora.
Lopes da Silva, A.; Sá, I.;Veiga Simão, A. M (2006). A auto-regulação da aprendizagem: estudos teóricos e empíricos. Intermeio, n. 19.
NeoGrid (2012). “Apagão de mão de obra preocupa setor de TI”. Disponível em [link].
Perrenoud, P. (2002). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Editora Artmed.
Rosário, P. e Almeida, L. (2005). Leituras construtivistas da aprendizagem. Em: G. Miranda; S. Bahia (Eds.). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D'água Editores.
Sandhof, K (2004). “Fatores humanos no processo de desenvolvimento de software: um estudo visando qualidade.” Dissertação de Mestrado da Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Carlos.
Setti, R. (2011). “O apagão da mão de obra em tecnologia”. Disponível em [link].
Softex, Observatório (2009). “Software e Serviços de TI. A indústria Brasileira em Perspectiva”. Disponível em [link].
Vivacqua, F. R. (2009). “Fábricas de Sofware e a Academia: Análise da Formação Acadêmica em Informática no Município do Rio de Janeiro”. Dissertação de Mestrado da FGV - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em [link].
Zimmerman, B. J., Bonner, S., & Kovach, R. (1996). Development self-regulated learners: Beyond achievement to self-efficacy. Washington, DC: American Psychological Association.