Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação

  • Pasqueline Scaico UFPB
  • Any Caroliny Duarte UFPB
  • Gabriella Mayara T. Alves UFPB
  • Mariana Maia UFPB
  • Fernando Mateus de Oliveira UFPB
  • Sinval Vieira M. Neto UFPB
  • Marcus Rafael X. Laurentino UFPB
  • Alexandre Scaico UFPB
  • Vanessa Farias Dantas UFPB

Resumo


Apesar de programação ser a base para o desenvolvimento de muitas habilidades exigidas nos cursos de Ciência da Computação, aprender a programar pode ser um grande desafio para os iniciantes. Diante das várias iniciativas já propostas para solucionar esse problema, este artigo relata os resultados de uma experiência de tutoria que adotou diversas estratégias para motivar e apoiar esses alunos, tendo como resultado não apenas bons indicadores de sucesso, mas também um processo que pode servir de modelo para outros cursos.

Referências

Ala-Mutka K. (2004) “Problems in Learning and Teaching Programming-A literature Study for Developing Visualizations in the Codewitz-Minerva Project,” Codewitz Needs Analysis, pp. 1-13.

Biggs, J., Kember, D. & Leung D.Y.P. (2001), The revised two-factor Study Process Questionnaire: RSPQ-2F, British Journal of Educational Psychology.Vol 71(1), pp. 133–149.

Cunha V.V., Klemann M., Vicari R. (2006) “Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais,” Novas Tecnologias na Educação, vol. 4, 2006, p. 1–10.

Computer Science Unplugged. (2005) Livro digital disponível em [link]

D'Souza D., Hamilton M., Harland J., Muir P., Thevathayan C., Walker C. (2008) Transforming learning of programming: a mentoring Project. Proceeding ACE '08 Proceedings of the tenth conference on Australasian computing education - Volume 78.

Jenkins, T. (2001) The motivation of students of programming. In Proceedings of ITiCSE 2001: The 6th annual conference on innovation and technology in computer science education (pp. 53–56).

Jenkins, T. (2002), On the Difficulty of Learning to Program Proceedings of the 3rd Annual Conference of the LTSN Centre for Information and Computer Sciences pp. 53.

Kelleher C., Pausch R. (2005) “Lowering the barriers to programming: A taxonomy of programming environments and languages for novice programmers,” ACM Computing Surveys (CSUR), vol. 37, p. 83–137.

Kinnunen, P. and Malmi, L. (2006) “Why students drop out CS1 course?” In: Proceedings of the Second international Workshop on Computing Education Research (Canterbury, United Kingdom).ICER '06.ACM, New York, NY, 97-108.

Miller, J. A. (2004) “Promoting Computer Literacy through Programming Python”. Tese de Doutorado - Universidade de Michigan, EUA.

Mattos M. M., Fuchs J. F. (2007) Qualifica: Uma Ferramenta para Apoio a Construção de Algoritmos Estruturados. Anais do XVI Seminário de Computação (SEMINCO). Blumenau – SC.

Mendonça, A. P. (2010) Programação Orientada ao Problema: uma Metodologia para Entendimento de Problemas e Especificação no Contexto de Ensino de Programação para Iniciantes. 2010. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande.

Miliszewska, I., Tan G. (2007), Befriending Computer Programming: A Proposed Approach to Teaching Introductory Programming, Issues in Informing Science and Information Technology Vol 4, pp. 278--289, 2007.

Sudol L.A. (2011) “Deepening Students’ Understanding of Algorithms: Effects of Problem Context and Feedback Regarding Algorithmic Abstraction,” Carnegie Mellon University.

Reategui E., Bercht M., Iepsen E. F. (2011) Detecção e Tratamento do Estado Afetivo Frustração do Aluno na Disciplina de Algoritmos. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. XVII Workshop de Informática na Educação. Aracaju-SE. ISSN:2176-4301.

Rocha P.S., Ferreira B., Monteiro D., Nunes D.S.C., Góes H.C.N. (2011) “Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino,” RENOTE, vol. 8, 2011.

Rosa N. S, Rapkiewicz, C. E.; Manhães, J.; Pereira Júnior, J. C. R. (2006) “Jogos Educacionais como ferramentas para o ensino de programação.” In: XIV Workshop sobre Educação em Computação - WEI, 2006, Campo Grande, MS, 2006.

Teague D. (2009) A people-first approach to programming. Proceeding ACE '09 Proceedings of the Eleventh Australasian Conference on Computing Education - Volume 95.

Traynor, D. & Gibson, J.P. (2004), Implementing Cognitive Modelling in CS Education:Aligning theory and practice of learning to Program, IADIS International Conference CELDA 04, 15th - 17th December, 2004.
Publicado
16/07/2012
SCAICO, Pasqueline et al. Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 160-169. ISSN 2595-6175.