Teste de Software: o que e como é ensinado?
Resumo
A qualidade do software está cada vez mais sendo exigida pelo mercado e, neste contexto, ganham destaque as atividades relacionadas ao teste de software. Assim, este artigo explora o que deve ser ensinado sobre teste de software, bem como identifica práticas de ensino que tenham apresentado bons resultados. Para tanto, inicialmente é apresentada uma pesquisa documental, envolvendo diretrizes curriculares e planos de ensino, para apontar o que deve ser ensinado na área. Posteriormente, é apresentado um mapeamento sistemático envolvendo recursos e técnicas para o ensino de teste de software. Os resultados apontam uma lista de conceitos, bem como apresentam 5 abordagens de ensino e 4 recursos computacionais.
Referências
Albano, E. L. (2012). “Planejamento, Construção e Avaliação de Objetos de Aprendizagem para Apoio ao Ensino de Teste de Software”. Qualificação de Mestrado – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
Barbosa, E. F. and Maldonado, J. C. (2006) “Establishing a Mutation Testing Educational Module based on IMA-CID”. In: Second Workshop on Mutation Analysis, p.14, 7-10.
Barbosa, E. F.; Souza, S. R. S. and Maldonado, J. C. (2008) “An Experience on Applying Learning Mechanisms for Teaching Inspection and Software Testing”. In: 21st Conference on Software Engineering Education and Training, April.
Bartié, A. (2002) Garantia da qualidade de software: adquirindo maturidade. Rio de Janeiro: Campus.
Beizer, B. (1990) Software Testing Techniques. 2 ed. New York: Van Nostrand Reinhold.
Bertolino, A. (2004) “The (Im)maturity level of software testing.” In: ACM SIGSOFT Software Engineering Notes. New York, v. 29, n. 5, p. 1-4, set.
CAPES (2010). “Relatório de Avaliação 2007-2009 Trienal 2010.” Disponível em: [link]. Acesso em: 05 maio 2011.
Carrington, D. (1997) “Teaching Software Testing”. In: Proceedings of the 2nd Australasian conference on Computer science education, p.59-64, July.
CEEInf. (1999) “Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática.” Disponível em [link]. Acesso em: 12 maio de 2009.
Chen, T. Y. and Poon, P. L. (2004) “Experience With Teaching Black-Box Testing in a Computer Science/Software Engineering Curriculum”. In: IEEE Transactions on Education, vol. 47, no. 1, feb.
Dias Neto, A. C.; Natali, A. C. C.; Rocha, A. R. and Travassos, G. H. (2006) “Caracterização do estado da prática das atividades de teste em um cenário de desenvolvimento de software brasileiro”. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 5., 2006, Vila Velha: SBC, p. 27-41.
Elbaum, S.; Person, S.; Dokulil, J. and Jorde, M. (2007) “Bug hunt: making early software testing lessons engaging and affordable”. In: 29th International Conference on Software Engineering (ICSE'07).
Gil, A. C. (1999) Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Hilburn, Th. B. and Towhidnejad, M. (2000) “Software Quality: A Curriculum Postscript?” In: 31 SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education.
Janzen, D. S. and Saiedian, H. (2008) “Test-Driven Learning in Early Programming Courses”. In: 39th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education.
Jones, E. L. and Chatmon, C. L. (2001) “A perspective on teaching software testing”. In: Consortium For Computing In Small Colleges, Proceedings… pp. 92-100.
IEEE Computer Society. (2004) “SWEBOK Guide to the Software Engineering Body of Knowledge” Disponível em [link]. Acesso em: 11 março de 2012.
Kaner, C. and Padmanabhan, S. (2007) “Practice and Transfer of Learning in the Teaching of Software Testing”. In: Conference on Software Engineering Education & Training, 20 Proceedings… pp. 157 – 166.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007) “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering (version 2.3)”. Technical report, Keele University and University of Durham.
Mao, C. (2008) “Towards a Question-Driven Teaching Method for Software Testing Course”. In: International Conference on Computer Science and Software Engineering, p. 645 – 648.
SBC - Sociedade Brasileira de Computação. (2003) Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 maio de 2009.
SBC - Sociedade Brasileira da Computação. (2005) Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 maio de 2009.
Shepard, T.; Lamb, M. and Kelly, D. (2001) “More Testing Should Be Taught”. Communications of the ACM, v. 44, n. 6, Jun.
Wang, M.; Jia, H.; Sugumaran, V.; Ran, W.and Liao, J. (2010) “A Web-Based Learning System for Software Test Professionals”. In: IEEE Transactions on Education.