Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados

  • Gilberto F. Sousa Filho UFPB
  • Dorgival Pereira da S. Netto UFPB
  • Lettiery D’Lamare P. Procopio UFPB
  • Andrei A. Formiga UFPB
  • Alisson V. Brito UFPB

Resumo


O IGED é uma ferramenta pedagógica criada para auxiliar no ensino das estruturas de dados e seus algoritmos, baseado em uma abordagem construtiva que inclui interação e visualização gráfica das estruturas. A versão anterior do IGED permitia apenas a definição de atividades construtivas, não tendo suporte à criação de apresentações ou atividades mistas. Neste artigo é proposta uma nova arquitetura para o IGED que inclui a capacidade de criar e definir sequências didáticas hipermídia seguindo o modelo NCM. Essa adição torna o IGED mais flexível e capaz na definição de atividades didáticas pelo professor.

Referências

Ávila, Maria A. G. (2004) “Software anatomia em radiografias panorâmicas: avaliação do método de ensino-aprendizado em Odontologia”. f 175. Tese Faculdade de Odontologia da USP. São Paulo.

Bastos, F. da P. de et al. (2008) “Exemplares de interação mediada por computador na internet: atividades de estudo e colaboração utilizando a ferramenta wiki no Avea Moodle.” In: ______. Interação mediada por computador. Santa Maria: Ed. da UFSM; UAB, p. 25-45.

Cola, C. S. D. (2004) “Biomec: um sistema hipermídia que integra conceitos de mecânica, biomecânica e anatomia humana.” (Dissertação de mestrado). NUTESUFRJ.

Machado, Anna Rachel.(2000) Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino de produção de textos na universidade. DELTA [online], vol.16, n.1, pp. 1-26. ISSN 0102-4450. DOI: 10.1590/S0102-44502000000100001.

Maloney, J., Burd, L., Kafai, Y., Rusk, N., Silverman, B., and Resnick, M. (2004). “Scratch: A Sneak Preview. Second International Conference on Creating, Connecting, and Collaborating through Computing”. Kyoto, Japan, pp. 104-109.

Marchionini, G. (1988) “Hypermedia and learning: feedom and chaos”, Educational Technology, 28(11), 8-12, November.

Netto, D. P.; Oliveira, T. J.; Sousa, T. D. N.; Sousa Filho, G. F.; Formiga, A.; Brito, A. V. (2011) “Desenvolvimento de um Interpretador de Comandos e Avaliador Gráfico para o Ensino de Estrutura de Dados (IGED)”. In: XIX Workshop sobre Educação em Computação no XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Natal.

Scavetta, S. and Lauffer, R. (1997) “Texte, Hipertexte, Hipermedia”. Paris, Intro.

Schwabe, D. and Rossi G. (1998). “An Object Oriented Approach to Web-Based Application Design”. Wiley and Sons, 207-225, Nova Jersey.

Soares, Luiz Fernando Gomes, RODRIGUES, Rogério Ferreira. (2005) “Nested Context Model”. Monografia em Ciência da Computação da PUC-RJ. Rio de Janeiro.
Publicado
16/07/2012
SOUSA FILHO, Gilberto F.; NETTO, Dorgival Pereira da S.; PROCOPIO, Lettiery D’Lamare P.; FORMIGA, Andrei A.; BRITO, Alisson V.. Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 190-199. ISSN 2595-6175.