Um estudo sobre o uso didático de DOJOs de programação
Resumo
DOJOs de programação visam criar um ambiente favorável ao aprendizado de técnicas de programação, incentivando a participação de todos na construção da solução de desafios propostos. Este trabalho investiga o uso didático dos DOJOs como auxílio em disciplinas de graduação. Para isso foram idealizadas diferentes dinâmicas de aula baseadas em DOJOs de programação, as quais foram aplicadas ao longo da disciplina de Estrutura de Dados II do curso de Ciência da Computação da UFF. Para avaliar a aceitação dos alunos, foram elaborados questionários aos quais os alunos respondiam, de forma anônima, após os DOJOs em suas diferentes adaptações. A avaliação dos dados coletados indicou a dinâmica de aula de laboratório com testes pré-fabricados como a mais aceita pelos alunos, e evidenciou problemas não previstos. Estes resultados nos permitiram concluir que DOJOs didáticos podem ser adaptados para uso em ensino.Referências
Beck, K. (1999). Embracing change with extreme programming. IEEE Computer, v. 32, n. 10, p. 70–77.
Beck, K. (2003). Test-driven development: by example. Boston: Addison-Wesley.
Bossavit, L., Gaillot, E. and Bache, E. (2011). Coding Dojo Wiki: What Is Coding Dojo. Wiki. [link], [accessed on Nov 25].
Bravo, M. V. (2011). Abordagens para o ensino de práticas de programação extrema. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo.
Cukier, D. (2009). Padrões para introduzir novas ideias na indústria de software. USP.
Delgado, C., Toledo, R. De and Braganholo, V. (jul 2012). Uso de Dojos no ensino superior de computação. In Workshop sobre Educação em Computação.
Fontes, B. (2011). Coding DOJO: Novas Possibilidades Para Ensino de Programação. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal Fluminense.
Malheiros, Y. (2011). Dojo em sala de aula. Blog. [link], [accessed on Nov 25].
Sato, D. T., Corbucci, H. and Bravo, M. (2008). Coding Dojo: an environment for learning and sharing agile practices. In Proceedings of the Agile 2008.. IEEE Computer Society. DOI: 10.1109/Agile.2008.11.
Teles, V. M. (2004). Extreme Programming: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade. São Carlos, SP, Brasil: Novatec Editora.
Teles, V. M. (2010). Apelo: parem de “ensinar” Comp. I nas faculdades! Blog. [link], [accessed on Nov 27].
Beck, K. (2003). Test-driven development: by example. Boston: Addison-Wesley.
Bossavit, L., Gaillot, E. and Bache, E. (2011). Coding Dojo Wiki: What Is Coding Dojo. Wiki. [link], [accessed on Nov 25].
Bravo, M. V. (2011). Abordagens para o ensino de práticas de programação extrema. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo.
Cukier, D. (2009). Padrões para introduzir novas ideias na indústria de software. USP.
Delgado, C., Toledo, R. De and Braganholo, V. (jul 2012). Uso de Dojos no ensino superior de computação. In Workshop sobre Educação em Computação.
Fontes, B. (2011). Coding DOJO: Novas Possibilidades Para Ensino de Programação. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal Fluminense.
Malheiros, Y. (2011). Dojo em sala de aula. Blog. [link], [accessed on Nov 25].
Sato, D. T., Corbucci, H. and Bravo, M. (2008). Coding Dojo: an environment for learning and sharing agile practices. In Proceedings of the Agile 2008.. IEEE Computer Society. DOI: 10.1109/Agile.2008.11.
Teles, V. M. (2004). Extreme Programming: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade. São Carlos, SP, Brasil: Novatec Editora.
Teles, V. M. (2010). Apelo: parem de “ensinar” Comp. I nas faculdades! Blog. [link], [accessed on Nov 27].
Publicado
16/07/2012
Como Citar
CARMO, Daniel H.; BRAGANHOLO, Vanessa.
Um estudo sobre o uso didático de DOJOs de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 220-229.
ISSN 2595-6175.
