Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação

  • Luciano T. E. Pansanato UTFPR
  • Christiane E. Silva UTFPR
  • Luzia Rodrigues UTFPR / UENP

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar as ações desenvolvidas para permitir a inclusão de um estudante cego na educação superior em computação. O relato aborda as ações iniciais tomadas com o estudante e também ações específicas desenvolvidas para superar as dificuldades encontradas. O domínio demonstrado pelo estudante cego das competências indica que as ações realizadas tiveram o efeito desejado de promover a sua inclusão e permanência. Espera-se que as ações apresentadas possam ser repetidas em outras situações nas quais seja necessário realizar práticas inclusivas.

Referências

King, A., Blenkhorn, P., Crombie, D., Dijkstra, S., Evans, D. G., and Wood, J. (2004) Presenting UML Software Engineering Diagrams to Blind People. In: Proc. 9th Int. Conf. on Computers Helping People with Special Needs, p. 522-529.

Brasil. (2009) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa Incluir. Disponível em: [link]. Acesso em 19/03/2011.

Brasil. (1998). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros curriculares nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP.

Brookshire, R. G. (2006). Teaching UML Database Modeling to Visually Impaired Students. Issues in Information Systems, v. 7, n. 1, p. 98-101.

Brown, A., Pettifer, S. and Stevens, R. (2004). Evaluation of a non-visual molecule browser. In: Proc. 6th ACM Conf. on Computers and Accessibility, p. 40-47.

Carvalho, J. O. F., Aranha, M. C. L. F. M. and Moraes, M. C. M. (2001). Apoiando os deficientes visuais no ensino superior: o projeto de acessibilidade aos alunos da PUC Campinas. In: I Seminário ATIID Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital.

Cohen, R. F., Meacham, A. and Skaff, J. (2006). Teaching graphs to visually impaired students using an active auditory interface. SIGCSE Bull., v. 38, n. 1, p. 279-282.

Fortes, V. G. G. F. and Martins, L. A. R. (2007). O Curso de Filosofia da UFRN diante da inclusão da pessoa com deficiência visual: um estudo de caso. In: Martins, L. A. et al. (Orgs.). Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais: desafios e perspectivas. João Pessoa PB: Editora da UFPB, v. 1, p. 177-184.

Francioni, J. M. and Smith, A. C. (2002). Computer science accessibility for students with visual disabilities. SIGCSE Bull., 34, 1 (Mar.), p. 91-95.

Horstmann, M., Lorenz, M., Watkowski, A., Ioannidis, G., Herzog, O., King, A., Evans, D. G., Hagen, C., Schlieder, C., Burn, A., King, N., Petrie, H., Dijkstra, S. and Crombie, D. (2004). Automated interpretation and accessible presentation of technical diagrams for blind people. New Rev. Hypermedia Multimedia, v. 10, n. 2, p. 141-163.

Kennel, A. R. (1996). Audiograf: a diagram-reader for the blind. In: Proc. 2nd Annual ACM Conference on Assistive Technologies, p. 51-56.

Mantoan, M. T. E., Baranauskas, M. C. C. and Carico, J. S. A. (2008). Todos Nós – Unicamp acessível. In: Mantoan, M. T. E. (Org.). O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Metatla, O., Bryan-Kinns, N. and Stockman, T. (2006). Diagrams As Sonified Trees: The Design and Implementation of Auditory UML. In: Poster presentation at 1st International Workshop on Haptic and Audio Interaction Design (HAID).

Oliveira, E. L. R. and Cardoso, L. R. (2010). O percurso escolar e o processo de inclusão de um aluno cego: um estudo de caso. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 3, p. 3741-3755.

Rotard, M., Knödler, S. and Ertl, T. (2005). A tactile web browser for the visually disabled. In: Proc. Sixteenth ACM Conf. on Hypertext and Hypermedia, p. 15-22.

Silva, C. E., Pansanato, L. T. E. and Fabri, J. A. (2010). Ensinando Diagramas UML para Estudantes Cegos. In: XVIII CIESC – XXXVI CLEI, Asunción.

Torres, E. F., Mazzoni, A. A. and Mello, A. G. (2007). Nem toda pessoa cega lê em Braille nem toda pessoa surda se comunica em língua de sinais. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 369-386.
Publicado
16/07/2012
PANSANATO, Luciano T. E.; SILVA, Christiane E.; RODRIGUES, Luzia. Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 251-260. ISSN 2595-6175.