Uma Plataforma de Aprendizado Baseado em Projeto para Ensino e Treinamento em Sistemas Operacionais

  • Renê S. Pinto USP
  • Francisco J. Monaco USP

Resumo


No atual cenário de inovações em sistemas embarcados, além da tradicional função de formação teórica, a disciplina de Sistemas Operacionais refocaliza o conhecimento técnico em projeto e desenvolvimento, e reemerge como uma capacitação crescentemente relevante em uma indústria em expansão. O ensino em SOs sob essa nova perspectiva constitui um desafio frente sua inerente complexidade e multidisciplinaridade. Este artigo apresenta uma nova plataforma para ensino e treinamento no desenvolvimento de SOs fundada em uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, a qual guia o estudante através do processo de projetar e programar um completo sistema operacional, simples, porém funcional e com os recursos essenciais de um SO convencional. Uma comparação com alternativas de finalidade educacional revela uma estrutura de implementação substancialmente menos complexa e que mapeia módulos conceituais de aprendizagem aos blocos de implementação através de uma correspondência direta e intuitiva, e com menor acoplamento de código e funções, o que propicia um programa passo-a-passo sem percursos de retroação e saltos entre os tópicos de instrução.

Referências

(2010). Nachos operating system. [link].

Anderson, C. L. and Nguyen, M. (2005). A survey of contemporary instructional operating systems for use in undergraduate courses. J. Comput. Small Coll., 21(1):183–190.

Bach, M. J. (1986). The design of the Unix Operating System. Prentice-Hall.

Carissimo, J. (1995). XINU–an easy to use prototype for an operating system course. ACM SIGCSE Bulletin, 27(4):56.

Christopher, W., Procter, S., and Anderson, T. (1993). The Nachos instructional operating system. In Proceedings of the USENIX Winter 1993 Conference Proceedings on USENIX Winter 1993 Conference Proceedings, page 4. Usenix Association.

Fankhauser, G., Conrad, C., Zitzler, E., and Plattner, B. (1996). Topsy–a teachable operating system. Computer Engineering and Networks Laboratory, ETH Zurich, 2001.

Greg Kroah-Hartman, Jonathan Corbet, A. (2009). Who writes linux: How fast it is going, who is doing it, what they are doing, and who is sponsoring it: An august 2009 update. Technical report, Linux Foundation.

Holland, D., Lim, A., and Seltzer, M. (2002). A new instructional operating system. In Proceedings of the 33rd SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 111–115. ACM.

McCabe, T. (1976). A complexity measure. Software Engineering, IEEE Transactions on, (4):308–320.

O’Gorman, J. (2001). Operating Systems with Linux. Palgrave Macmillan.

Tanenbaum, A. (1987). A UNIX clone with source code for operating systems courses. ACM SIGOPS Operating Systems Review, 21(1):29.

Tanenbaum, A. S. (2000). Sistemas Operacionais: projeto e implementação. Bookman.
Publicado
16/07/2012
PINTO, Renê S.; MONACO, Francisco J.. Uma Plataforma de Aprendizado Baseado em Projeto para Ensino e Treinamento em Sistemas Operacionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 261-270. ISSN 2595-6175.