Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos

  • Dilermando Piva Jr. FATEC-ID / PUC-Campinas
  • Ricardo L. Freitas PUC-Campinas

Resumo


O presente artigo continua a discussão sobre estratégias de desenvolvimento da abstração como fator de motivação na formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de cursos de Computação e Informática. Três estratégias usadas, num estudo ainda preliminar, apresentaram resultados positivos para a melhoria do processo de ensino de algoritmos. Estas estratégias utilizam a caracterização de situações problema através de associações entre representações textuais, gráficas e algorítmicas. Foi possível observar que a dificuldade apresentada por estudantes na representação algorítmica deve-se à dificuldade dos mesmos em extrair os detalhes que compõem uma situação problema.
Palavras-chave: Raciocínio lógico-abstrato, Abstração, Ensino de Algoritmos

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Publicado
19/07/2011
PIVA JR., Dilermando; FREITAS, Ricardo L.. Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1488-1497. ISSN 2595-6175.