Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos
Resumo
O presente artigo continua a discussão sobre estratégias de desenvolvimento da abstração como fator de motivação na formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de cursos de Computação e Informática. Três estratégias usadas, num estudo ainda preliminar, apresentaram resultados positivos para a melhoria do processo de ensino de algoritmos. Estas estratégias utilizam a caracterização de situações problema através de associações entre representações textuais, gráficas e algorítmicas. Foi possível observar que a dificuldade apresentada por estudantes na representação algorítmica deve-se à dificuldade dos mesmos em extrair os detalhes que compõem uma situação problema.
Palavras-chave:
Raciocínio lógico-abstrato, Abstração, Ensino de Algoritmos
Referências
BORGES, M. A. F. Avaliação de uma Metodologia Alternativa para a Aprendizagem de Programação. VIII Workshop de Educação em Computação – WEI 2000. Curitiba, PR, 2002.
FAYARD, P., O jogo da interação: informação e comunicação em estratégia. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: Sinopse 1995-2008. Site: [link] [Acessado em 7/03/2010].
KATO, M. O Aprendizado da Leitura. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1990.
MENDES, A. J. N. Software educativo para apoio à aprendizagem de programação, VIII Taller Internacional de Software Educativo-TISE, Santiago, Chile, 2002.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: F. Gadet e T. Hak (orgs.) Por uma análise automatica do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia S. Mariani et aL. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1990.
PIVA JR. D.; FREITAS, R.L.; PAULA, L.Q. A Importância da Leitura e da Abstração do Problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de Computação. XVII Workshop sobre Educação em Informática (WEI'2009). Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2009.
SILVEIRA, S.R. Estudo e Construção de uma ferramenta de autoria multimídia para elaboração de jogos educativos. Dissertação Mestrado POA/PPGC/UFRGS 1998.
TAROUCO, L. Jogos educativos via WWW, Disponível em: [link].
TAROUCO, L. M. R., ROLAND, L. C., FABRE, M. C. J. M., KONRATH, M. L. P. Jogos educacionais, RENOTE-Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1. 2004.
FAYARD, P., O jogo da interação: informação e comunicação em estratégia. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: Sinopse 1995-2008. Site: [link] [Acessado em 7/03/2010].
KATO, M. O Aprendizado da Leitura. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1990.
MENDES, A. J. N. Software educativo para apoio à aprendizagem de programação, VIII Taller Internacional de Software Educativo-TISE, Santiago, Chile, 2002.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: F. Gadet e T. Hak (orgs.) Por uma análise automatica do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia S. Mariani et aL. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1990.
PIVA JR. D.; FREITAS, R.L.; PAULA, L.Q. A Importância da Leitura e da Abstração do Problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de Computação. XVII Workshop sobre Educação em Informática (WEI'2009). Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2009.
SILVEIRA, S.R. Estudo e Construção de uma ferramenta de autoria multimídia para elaboração de jogos educativos. Dissertação Mestrado POA/PPGC/UFRGS 1998.
TAROUCO, L. Jogos educativos via WWW, Disponível em: [link].
TAROUCO, L. M. R., ROLAND, L. C., FABRE, M. C. J. M., KONRATH, M. L. P. Jogos educacionais, RENOTE-Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1. 2004.
Publicado
19/07/2011
Como Citar
PIVA JR., Dilermando; FREITAS, Ricardo L..
Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 1488-1497.
ISSN 2595-6175.