Desenvolvimento de um Interpretador de Comandos e Avaliador Gráfico para o Ensino de Estrutura de Dados (IGED)
Resumo
O problema da evasão nos cursos superiores da área de Computação é conhecido, sendo as disciplinas de programação uma das maiores responsáveis pelo alto nível de reprovação. Para auxiliar no ensino e aprendizagem das Estruturas de Dados e seus algoritmos, esse trabalho apresenta a arquitetura para um Interpretador Gráfico de Comandos Específicos para Manipulação de Estrutura de Dados, o IGED, que permite a elaboração de algoritmos de Estrutura de Dados e a visualização da execução desses algoritmos através de animações. Este artigo apresenta a arquitetura geral do sistema, um exemplo de programa de alto nível, e um protótipo da interface gráfica com o usuário do IGED.Referências
Amorim, R.V.; de Rezende, P.J. Compreensão de Algoritmos através de Ambientes Dedicados a Animação. XX Semish, 1993.
Brown M. H. Algorithm Animation. The MIT Press, 1987.
Brown, M. H. Zeus: A System for Algorithm Animation and Multi-View Editing. Proc. IEEE Workshop on Visual Languages, 1991.
Garcia, I. C.; De Rezende, P. J.; Calheiros, F.C. (1997). Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos. In Revista Brasileira de Informática na Educação. Florianópolis: SC, Volume. 1, p. 71-80.
Guimarães, A. M.; Lages, N.A.C. (1994). Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro, LTC.
Hopgood, F. Computer Animation Used as a Tool in Teaching Computer Science. Proc. 1974 IFIP Congress, pp. 889-892, 1974.
Lawrence, A. W.; Badre, A. N; Stasko, J. T. Empirically Evaluating the Use of Animations to Teach Algorithms. Technical Report GIT-GVU-94-07, Computer Science Department, 1994.
Monteiro, B. S., Cruz, H. P., Andrade, M., Gouveia, T., Tavares, R., Anjos, L. F. C.(2006) Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa, XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasília.
Netto, Dorgival. Análise dos dados do questionário da disciplina Estrutura de Dados. Relatório Técnico. Departamento de Ciências Exatas, UFPB, 2010.
Stasko, J. T. Tango: A Framework and System for Algorithm Animation. Computer, 23(9): 14-36, sep 1990.
Brown M. H. Algorithm Animation. The MIT Press, 1987.
Brown, M. H. Zeus: A System for Algorithm Animation and Multi-View Editing. Proc. IEEE Workshop on Visual Languages, 1991.
Garcia, I. C.; De Rezende, P. J.; Calheiros, F.C. (1997). Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos. In Revista Brasileira de Informática na Educação. Florianópolis: SC, Volume. 1, p. 71-80.
Guimarães, A. M.; Lages, N.A.C. (1994). Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro, LTC.
Hopgood, F. Computer Animation Used as a Tool in Teaching Computer Science. Proc. 1974 IFIP Congress, pp. 889-892, 1974.
Lawrence, A. W.; Badre, A. N; Stasko, J. T. Empirically Evaluating the Use of Animations to Teach Algorithms. Technical Report GIT-GVU-94-07, Computer Science Department, 1994.
Monteiro, B. S., Cruz, H. P., Andrade, M., Gouveia, T., Tavares, R., Anjos, L. F. C.(2006) Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa, XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasília.
Netto, Dorgival. Análise dos dados do questionário da disciplina Estrutura de Dados. Relatório Técnico. Departamento de Ciências Exatas, UFPB, 2010.
Stasko, J. T. Tango: A Framework and System for Algorithm Animation. Computer, 23(9): 14-36, sep 1990.
Publicado
19/07/2011
Como Citar
NETTO, Dorgival P. da Silva; OLIVEIRA, Thiago José S.; SOUSA, Tiago Davi N. de; S. FILHO, Gilberto F. de; FORMIGA, Andrei; BRITO, Alisson V..
Desenvolvimento de um Interpretador de Comandos e Avaliador Gráfico para o Ensino de Estrutura de Dados (IGED). In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 1498-1505.
ISSN 2595-6175.