Gestão de Direitos Autorais em Educação a Distância na Área de Computação
Resumo
Cada vez mais, o uso de multimídia na educação presencial e na educação a distância passa a ser uma realidade. Alunos e professores se beneficiam da queda nos custos de hardware, do aumento da largura de banda e da facilidade de compartilhamento e reutilização de mídia digital. Nesse sentido, torna-se essencial desenvolver políticas e estratégias para a gestão dos direitos de autorais. Com foco na área de computação, este estudo apresenta os elementos essenciais a serem considerados. Esta pesquisa resume a prática dos autores enquanto participantes em diferentes projetos de instituições públicas. Os projetos exigiram investigação em profundidade sobre direitos autorais e sugeriram estratégias pertinentes.
Referências
AMORIM, J. A.; REGO, I. M. S.; DE SIQUEIRA, J. M.; GIMENO, A. (2011). Defining the design parameters of a teacher training course on the incorporation of ICT into teaching practices. WCES'2011. Elsevier. Istanbul, Turkey.
BRASIL. (2008). Guia de Depósito de Patentes. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. DIRPA. Disponível em [link]. Acesso em: 10 set. 2009.
GANDELMAN, H. (2004). O que você precisa saber sobre direitos autorais. Rio de Janeiro:Ed. Senac Nacional.
LIMA, J. A. A. (2006). Curso de Propriedade Intelectual para Designers. João Pessoa: Ed. Novas Idéias.
MANSO, E. J. V. (1987). O que é direito autoral. São Paulo: Brasiliense.
MOSKOWITZ, S. (2006). Introduction - Digital Rights Management. In: Zeng, W. & Yu, H. & Lin, C. (Editors). Multimedia Security Technologies for Digital Rights Management. Academic Press.
PARANAGUÁ, P.; BRANCO, S. (2009). Direitos Autorais. Rio de Janeiro: Ed. FGV.