O Design Instrucional nos cursos de Informática na modalidade a distância: a Experiência do Instituto Federal do Espírito Santo

  • José Mário Costa Junior IFES
  • Danielli V. C. Sondermann IFES
  • Saymon Castro de Souza IFES

Resumo


Este artigo discute a aplicação do design instrucional no planejamento dos cursos da área de Informática oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). É apresentado o mapa de atividades, instrumento utilizado para planejamento dos conteúdos, atividades e recursos para as disciplinas. Além disso, discute-se a experiência do Ifes na produção de materiais impressos, animações, vídeos e webconferência. Conclui-se que as metodologias propostas pelo Design Instrucional podem contribuir no planejamento dos cursos de Informática a distância, os quais dependem de estratégias diferenciadas para alcançar a qualidade desejada.

Referências

Carlini, A. L., Tarcia, R. M. L. (2010) “20% a distância e agora? Orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância”, São Paulo: Pearson Edcation do Brasil.

Carneiro, D. V., Costa Junior, J. M., Nunes, V. B., Nobre, I. A. M, Baldo, Y. P. (2010) “Uma proposta de planejamento para criação de salas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: mapa de atividade adaptado”, In: XVI Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Foz do Iguaçu – PR.

Carvalho, F. C. A., Ivanoff, G. B. (2010) “Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação”, São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Cruz, D. M (2009) “Aprendizagem por videoconferência”, In: Litto, F.M., Formiga, M. (Orgs.) “Educação a distância: o estado da arte”, São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Filatro, A. (2008) “Design instrucional na prática”, São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2011) Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura. Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. n. 13. In: Kubota, L. C., Demoliner, V. L., Figueiredo, C. O. “Um perfil do uso da Educação on-line no Brasil”. Brasília: 10 mai. 2011.

Moore, M. G., Kearsley, G. (2008) “Educação a distância: uma visão integrada”, São Paulo: Cengage Learning.

Moran, J. M. (2009) “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá”, 4ª ed., São Paulo: Papirus.

Serviço Experimental de Educação a Distância. (2010) “Sobre o EDAD: o que é”, [link], Abril.
Publicado
19/07/2011
COSTA JUNIOR, José Mário; SONDERMANN, Danielli V. C.; SOUZA, Saymon Castro de. O Design Instrucional nos cursos de Informática na modalidade a distância: a Experiência do Instituto Federal do Espírito Santo. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1530-1539. ISSN 2595-6175.