Educação para além do mercado de trabalho

  • David Moises Barreto dos Santos UEFS

Resumo


Este artigo questiona a importância de uma educação mais ampla, que não negligencie aspectos inerentes ao ser humano. Para isso, apontamos algumas limitações da educação pressionada pela economia de mercado, além de discutir a importância de uma educação que vá além do trabalho e de suas questões técnicas, que contemple também outras dimensões do ser humano. Finalmente, contextualizamos a temática na formação humanística em publicações e diretrizes de referência da Computação.

Referências

ACM (2004). Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Engineering, Disponível em: [link]. Acesso: 21 mar 2011.

Bauman, Z. (2004). Entrevista com Zygmunt Bauman. In Revista Tempo Social, v. 16, n. 1, p. 301-325.

Bauman, Z. (2008), Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias, Jorge Zahar Ed.

Costa, A. (2008), Educação, Ed. Canção Nova.

Costa, A. C. (2004). Por uma educação interdimensional. In Revista de Educação CEAP, v. 12, n. 45, p. 27-38.

Delors, J. (org.) (1996). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, UNESCO.

Faure, E. (org.) (1972). Apprendre à être. Relatório da Comissão Internacional sobre o Desenvolvimento da Educação, UNESCO.

Frankl, V. (1991), Em busca de sentido, Ed. Sinodal, Ed. Vozes.

Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da Autonomia, Ed. Paz e Terra, São Paulo, 35ª ed.

MEC (2003). Diretrizes curriculares para cursos da área de computação e informática. Disponível em: [link]. Acesso: 21 mar 2011.

Moraes, R. J. (2006), As chaves do inconsciente, Ed. Vozes.

Morin, E. (2000), Os sete saberes necessários à educação do futuro, Ed. Cortez, UNESCO.

Oliveira Neto, J. et al (2008). Uso de projetos sócio/filantrópicos em atividades práticas: mecanismo de construção do profissional e da cidadania. In Workshop sobre Educação em Computação – Anais do XXVIII Congresso da SBC, Belém.

Pinto, G. & Burnham, T. (2010). Disciplinas de formação humanística em Engenharia: resistência do estudante, recursos educacionais motivacionais e alguns resultados. In Anais do COBENGE 2010, Fortaleza.

Santos, B. S. (1989). Da Idéia de Universidade a Universidade de Idéias. In Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 27/28, p. 11-62.

Santos, D. M. & Burnham, T (2010). O pensamento de Paulo Freire e PBL: primeiras aproximações e afastamentos. In: XVIII Workshop sobre Educação em Computação – Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 991-1000.

Santos, L. C. (2010b). Ética no cotidiano: notas de aula. Salvador, Outubro. SBC (1999). Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática. Disponível em: [link]. Acesso: 21 mar 2011.
Publicado
19/07/2011
SANTOS, David Moises Barreto dos. Educação para além do mercado de trabalho. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1564-1573. ISSN 2595-6175.