Uma Proposta para Auxiliar Alunos e Professores no Ensino de Programação: O Ambiente AIIP
Resumo
Este artigo apresenta o AIIP (Ambiente Inteligente para Iniciantes em Programação). O AIIP é um ambiente que tem o objetivo de auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem de programação. O AIIP une em um só ambiente funcionalidades para o ensino de programação desejáveis pela comunidade da área, tais como: um módulo prático de ensino, um módulo teórico e um assistente capaz de agir de acordo com o comportamento do usuário, fornecendo dicas e feedbacks apropriados, além de realizar cálculos, de acordo com métricas pré-estabelecidas, para avaliar as soluções dos alunos. Desta forma, espera-se que com a junção destas funcionalidades em um único ambiente, o aluno possa desenvolver habilidades e diminuir suas dificuldades de aprendizado de programação.Referências
Almeida, E. S., Costa, E. B., Silva, K. S., Paes, R. B., Almeida, A. A. M., and Braga, J. D. H. (2002). Ambap: um ambiente de apoio ao aprendizado de programação. In WEI 2002: X Workshop Sobre Educação em Computação, Florianópolis, SC, Brasil.
Gómez-Albarrán, M. (2005). The teaching and learning of programming: a survey of supporting software tools. The Computer Journal, 48(2):130–144.
Han, K., Lee, E., and Lee, Y. (2010). The impact of a peer-learning agent based on pair programming in a programming course. IEEE Transactions on Education, 53(2):318–327.
Júnior, J. C. R. P. and Rapkiewicz, C. E. (2006). O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: uma visão crítica da pesquisa no brasil. In WEI 2006: XIII Workshop sobre Educação em Computação, Campo Grande, MS, Brasil.
Nobre, I. A. M. and Menezes, C. S. (2002). Suporte à cooperação em um ambiente de aprendizagem para programação (samba). In SBIE’2002: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Leopoldo-RS, Brasil.
Pillay, N. (2003). Developing intelligent programming tutors for novice programmers. ACM SIGCSE Bulletin, 35(2):78–82.
Robins, A., Rountree, J., and Rountree, N. (2003). Learning and teaching programming: a review and discussion. Computer Science Education, 13:137–172.
Shaw, M. and Garlan, D. (1996). Software architecture: perspectives on an emerging discipline. Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, NJ, USA.
Sommerville, I. (2001). Software Engineering. Addison-Wesley, 6th edition.
Wenger, E. (1987). Artificial intelligence and tutoring systems: computational and cognitive approaches to the communication of knowledge. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA.
Gómez-Albarrán, M. (2005). The teaching and learning of programming: a survey of supporting software tools. The Computer Journal, 48(2):130–144.
Han, K., Lee, E., and Lee, Y. (2010). The impact of a peer-learning agent based on pair programming in a programming course. IEEE Transactions on Education, 53(2):318–327.
Júnior, J. C. R. P. and Rapkiewicz, C. E. (2006). O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: uma visão crítica da pesquisa no brasil. In WEI 2006: XIII Workshop sobre Educação em Computação, Campo Grande, MS, Brasil.
Nobre, I. A. M. and Menezes, C. S. (2002). Suporte à cooperação em um ambiente de aprendizagem para programação (samba). In SBIE’2002: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Leopoldo-RS, Brasil.
Pillay, N. (2003). Developing intelligent programming tutors for novice programmers. ACM SIGCSE Bulletin, 35(2):78–82.
Robins, A., Rountree, J., and Rountree, N. (2003). Learning and teaching programming: a review and discussion. Computer Science Education, 13:137–172.
Shaw, M. and Garlan, D. (1996). Software architecture: perspectives on an emerging discipline. Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, NJ, USA.
Sommerville, I. (2001). Software Engineering. Addison-Wesley, 6th edition.
Wenger, E. (1987). Artificial intelligence and tutoring systems: computational and cognitive approaches to the communication of knowledge. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA.
Publicado
19/07/2011
Como Citar
GOMES, Cledson Calaça Cavalcante; LIMA, David Henrique de Souza; RIBEIRO, Raphael Pereira; ALMEIDA, Eliana Silva de; BRITO, Patrick Henrique da Silva.
Uma Proposta para Auxiliar Alunos e Professores no Ensino de Programação: O Ambiente AIIP. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 1606-1615.
ISSN 2595-6175.