Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso
Resumo
As Licenciaturas em Computação surgiram com o objetivo principal de suprir a necessidade de profissionais qualificados para atuar no ensino de Computação na Educação Básica, assim como atuar nas mais diversas aplicações da área da Informática na Educação. Entretanto, o que tem se observado é uma redução tanto na oferta quanto na procura por tal curso em âmbito nacional. Considerando a Computação como uma ciência no mesmo patamar das ciências “clássicas”, o propósito deste artigo é apresentar um panorama do curso de Licenciatura em Computação no estado de São Paulo, considerando o contexto nacional e analisando um caso específico de um curso de uma IES situada na capital do estado.
Referências
Dahmer, A.; Santos, B. S.; Ogiba, S. e Kist, T. (2001) Uma Proposta de Plano Pedagógico para o Curso de Licenciatura em Computação. Anais do Curso de Qualidade da SBC de 2001. Disponível na Internet em [link] Acesso em 0 de setembro de 2010.
Denning, P. J (2005) Is Computer science science? Communications of the ACM, v. 48, 4, p. 27-31.
Fernandes, M. L. ; Silveira, I. F. (2009) Informática na Formação Inicial de Professores: um Estudo das Licenciaturas em Matemática do Estado de São Paulo. In: Norma Suely Gomes Allevato; Edda Curi. (Org.). Pesquisas e Práticas em Educação: Matemática e Ciências. 1 ed. São Paulo: Terracota, v. 1, p. 85-101.
Gatti, B. A. (2009) Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículo das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. In: NUNES, M. M. R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, DPE
INEP (2011) Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Disponível na Internet em: [link] Acesso em 30 de março de 2011.
Newell, A. e Simon, H. A. (1976) Computer science as empirical inquiry: symbols and search. Communications of the ACM, v. 19, 3, p. 113-126
Priecht, S. S. e Pazeto, T. A. (2009) Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática. Anais do XVII Workshop sobre Educação em Informática. Disponível na Internet em: [link] Acesso em 20 de setmbro de 2010.
Tuker, A. (2006) A Model Curriculum for K–12 Computer Science. Final Report of the ACM K–12 Task Force Curriculum Committee. Disponível na Internet em [link]. Acesso em 16 de setembro de 2010.
Wilges, A. M. (2006) Uma investigação acerca das práticas docentes no ensino superior de matemática envolvendo o uso de softwares educacionais, 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). - Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível na Internet em [link]. Acesso em 20 de julho de 2009.