Uma experiência de ensino de Interação Humano-Computador para alunas do ensino médio

  • Sílvia Amélia Bim UNICENTRO

Resumo


Este artigo descreve a primeira experiência de ensino dos métodos de avaliação da Engenharia Semiótica para alunas do 1º ano do ensino médio. O objetivo do minicurso foi apresentar a disciplina de Interação Humano-Computador (IHC), divulgando para meninas um perfil pouco conhecido do curso de Ciência da Computação, em uma tentativa de estimular o interesse delas por esta área de atuação. Os resultados, embora satisfatórios, indicam que são necessárias reformulações na proposta para que se possa aumentar a participação das meninas no minicurso.

Referências

Alves Filho, M. Por uma computação mais democrática (e feminina). Jornal da Unicamp, edição 298, 22 a 28 de agosto de 2005. Disponível em [link]. Último acesso em fev/2011.

Barbosa, S. D. J.; Silva, B. S. Interação humano-computador. Campus, 2010.

Bauzer, C. SBC quer ampliar a participação feminina. Computação Brasil. Março/Abril/Maio 2006. Disponível em [link] Último acesso em mar/2011.

Bim, S. A. Obstáculos ao ensino dos métodos de avaliação da Engenharia Semiótica. Rio de Janeiro, 2009. 181p. Tese de Doutorado – Departamento de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível em [link] Último acesso em fev/2011.

Bruckman, A.; Forte, A.; Bandlow, A. HCI for kids. Lawrence Erlbaum Associates, NJ. 2007

Cabral, M.I.C. et al. Perfil dos Cursos de Computação e Informática no Brasil. XXVII Congresso da SBC - XVI WEI, Rio de Janeiro. (2007)

Cheryan, S., Plaut, V.C., Davies, P.G., Steele, C.M. Ambient Belonging: How Stereotypical Cues Impact Gender Participation in Computer Science. Journal of Personality and Social Psychology. 2009, Vol. 97, No. 6, 1045–1060

Coder, L.; Rosenbloom, J.L.; Ash, R.A.; Dupont, B.R. Increasing Gender Diversity in the IT Work Force. Communications of the ACM. Vol. 52, n. 5. 2009. p. 25-27.

de Souza, C.S. The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, MA: The MIT Press. 2005.

de Souza, C.S. et al. The Semiotic Inspection Method. In: Anais do VII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC: Natal, RN. p. 148-157. 2006.

Garcia, R.E.; Correia, R.C.M.; Shimabukuro, M.H. Ensino de Lógica de Programação e Estrutura de Dados para Alunos do Ensino Médio. XVII WEI – Workshop sobre o Ensino de Computação. Belém do Pará – PA. 2008. p. 246-249.

Geek, C. The Generation Z Connection: Teaching Information Literacy to the Newest Net Generation. redOrbit. 19/fev/2006. Disponível em [link] Último acesso em fev/2011.

Guha, M.,; Druin, A.; Chipman, G.; Fails, J.; Simms, S.; Farber, A. Working with young children as technology design partners. Communication of the ACM. Vol. 48. 2005. p. 39–42.

Isaak, J. A Barbie é Engenheira da Computação. Tradução: Claudia Bauzer Medeiros. SBC Horizontes. V. 03, nº 01. Abril, 2010. Disponível em [link] Último acesso em fev/2011.

Kelleher, C.; Pausch, R.; Kiesler, S. Storytelling alice motivates middle school girls to learn computer programming. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (SIGCHI’07). San Jose, CA. 2007.

Klawe, M., Whitney, T., Simard, C. Women in Computing – take 2. Communications of the ACM. V. 52, nº 2, fev/2009. p. 68-76.

Margolis, J.; Fisher, A. Unlocking the clubhouse: Women in computing. Cambridge, MA: MIT Press. 2002.

Prates, R.O.; Barbosa, S.D.J.; de Souza, C.S. A Case Study for Evaluating Interface Design through Communicability. In Proceedings of the ACM Designing Interactive Systems, DIS'2000. Brooklyn, NY, p. 308-316, ago. 2000a.

Santos, L.W. dos, Ichikawa, E.Y., Cargano, D.F. (org.) Ciência, tecnologia e gênero: desvelando o feminino na construção do conhecimento. Londrina, IAPAR, 2006.

Wilson, C., Guzdial, M. How to make progress in Computing Education. Communications of the ACM. V. 53, nº 5, mai 2010. p. 35-37.

Yardi, S.; Krolikowski, P.; Marshall, T.; Bruckman, A. An HCI Approach to Computing in the Real World. ACM Journal on Educational Resources in Computing. Vol. 8, n. 3. 2008.
Publicado
19/07/2011
BIM, Sílvia Amélia. Uma experiência de ensino de Interação Humano-Computador para alunas do ensino médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1670-1679. ISSN 2595-6175.