Um jogo educativo voltado ao ensino de Modelagem de Dados

  • Jarbele Cássia da Silva UFPB
  • Alisson V. Brito UFPB

Resumo


Este artigo apresenta o relato de uma análise realizada na disciplina Modelagem de Dados oferecida em um curso de Licenciatura em Ciências da Computação. Foi observada uma carência em relação a aulas práticas que reflitam com exatidão o que é demonstrado na teoria. A partir dessa motivação, este estudo propõe a utilização de um jogo educativo no ensino desta disciplina.

Referências

Booch, Grady; Rumbaugh, James; Jacobson, Ivar. (2005) “UML: Guia do Usuário”, 2. ed. 6. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier.

Costa, Heitor A. X.; Resende, Antonio M. P. de; Silveira, Fábio Fagundes. (2008) “Relato de experiência de ensino de modelagem e implementação de software em um Curso de Graduação em Ciências da Computação”, Agosto.

Guedes, Gilleanes T. A. (2006) “UML: Uma abordagem prática”, 2. ed. São Paulo: Novatec.

Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. (2006) “Técnicas de Pesquisa”, 6. ed. São Paulo: Atlas.

Melo, Ana Cristina. (2006) “Exercitando Modelagem em UML”,Rio de Janeiro: Brasport.

Monsalve, Elizabeth Suescún. (2010) “Construindo um Jogo Educacional com Modelagem Intencional Apoiado em Princípios de Transparência”, Dissertação (Mestrado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Velasquez, Carlos Eduardo Lé. (2009) “Modelo de Engenharia de Software para o Desenvolvimento de Jogos e Simulações Interactivas”, Dissertação de Mestrado – Universidade Fernando Pessoa, Porto.
Publicado
19/07/2011
SILVA, Jarbele Cássia da; BRITO, Alisson V.. Um jogo educativo voltado ao ensino de Modelagem de Dados. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1635-1638. ISSN 2595-6175.