Relato de Experiência envolvendo o jogo Passa ou Repassa nas disciplinas de um curso técnico em Informática

  • Danilo Giacobo IFPR

Resumo


As disciplinas de computação dos cursos técnicos em Informática integrados ao Ensino Médio carecem de recursos lúdicos para o seu ensino e aprendizagem que possam ser utilizados de forma simples e rápida pelos docentes com um custo baixo. O objetivo do presente trabalho é o de relatar a experiência da utilização de um jogo do tipo Passa ou Repassa nas turmas de primeiro e segundo anos de um curso Técnico em Informática no IFPR - Quedas do Iguaçu. O jogo Passa ou Repassa cria um espírito de equipe, competição e colaboração que auxiliam em uma aprendizagem significativa. Por meio de um questionário de avaliação e pela participação dos alunos, percebeu-se que o jogo pode ser usado como uma forma complementar na didática do docente.

Referências

De Albuquerque, T. R. et al. (2012). O Lúdico como meio de promoção da aprendizagem de Materiais de Laboratório: Jogo Passa ou Repassa. XVI ENEQ/X EDUQUI, 2012.

De Moura Borges, R. (2022). Jogos lúdicos no ensino de Filosofia e Artes no Ensino Médio: uma experiência do Passa ou Repassa em sala de aula. Revista Filosofia Capital-ISSN 1982-6613, v. 18, n. 24, p. 76-91, 2022.

De Souza, D. E., De Moura, J. F. E., and Santos, A. L. (2020). Jogo lúdico passa ou repassa das cadeias carbônicas. Scientia Naturalis, v. 2, n. 1, 2020.

Fucks, P. M., Teikowski, C. F., and Siveris, C. W. (2018). O ensino de física e o recurso didático do jogo passa ou repassa. 2018.

Gomes, R. R., and Friedrich, M. (2001). A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92.

Petri, G. et al. Benefícios dos Jogos Não-Digitais no Ensino de Computação. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), [S.l.], jul. 2018. ISSN 2595-6175. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 maio 2024. DOI: 10.5753/wei.2018.3481.

Pinheiro, A., and Cardoso, S. (2020). O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 57-76, 4 jun. 2020.

Vasconcelos, J. F. et al. (2020). Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 5, p. 413-423, 2020.
Publicado
21/07/2024
GIACOBO, Danilo. Relato de Experiência envolvendo o jogo Passa ou Repassa nas disciplinas de um curso técnico em Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-9. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.1816.