Oficinas de Computação Desplugada e Plugada: um relato de experiência da sinergia entre formação de licenciandos em computação e escola pública no DF

  • Darla Ellen Santos Garcez IFB
  • Thiago Batista Amorim IFB
  • Cacia Samira de Sousa Campos IFB

Resumo


Este artigo aborda a experiência da sinergia entre as escolas públicas e a formação docente do curso de Licenciatura em Computação, especificamente no ensino de computação na educação básica. Para isso, foram conduzidas duas oficinas, uma desplugada e outra plugada, aplicadas para os alunos do 4º ano do ensino fundamental, abordando a temática de proteção de dados. Os resultados demonstram que essas parcerias são mutuamente benéficas tanto na formação e experiência do futuro licenciado em computação, quanto para o ensino de computação nas escolas públicas brasileiras. Além disso, o uso da computação plugada e desplugada de forma complementar mostrou-se eficiente no processo de ensino durante as oficinas.

Referências

Borges, I. N. (2002) “Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: uma experiência reconstrutiva”. [link], Maio.

Brasil. Ministério da Educação. (2022) Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília.

SBC – Sociedade Brasileira de Computação. (2019) Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica, [link], Maio.

Grützmann, T. P. (2019) “Saberes docentes: um estudo a partir de Tardif e Borges”, Em: Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 28, n.3, p.02-23. [link], Maio.

Vieira, A., Passos, O. e Barreto, R. (2013) “Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada”, [link], Maio.
Publicado
21/07/2024
GARCEZ, Darla Ellen Santos; AMORIM, Thiago Batista; CAMPOS, Cacia Samira de Sousa. Oficinas de Computação Desplugada e Plugada: um relato de experiência da sinergia entre formação de licenciandos em computação e escola pública no DF. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 10-20. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.1978.