Ensino de conceitos básicos de programação usando MIT App Inventor para alunos de escolas públicas: um relato de experiência

  • Hiero Henrique Barcelos Costa UFJF
  • João Stephan Silva Maurício UFJF
  • Augusto de Filippo Cavalini UFJF
  • Gabriel Henrique de Souza UFJF
  • Gabriel Mattos UFJF
  • Davi Luís de Faria Rocha UFJF
  • Júlia Zoffoli Caçador UFJF
  • Robert Gonçalves Vieira de Souza UFJF
  • Luiz Gustavo Ferreira Nazareth UFJF
  • Marcelo Ian Rezende Menezes UFJF
  • Pedro Henrique Dias Valle UFJF
  • Joventino de Oliveira Campos UFJF

Resumo


Uma pauta cada vez mais discutida está relacionada às capacidades que devem ser exercitadas para desenvolver profissionais capazes de se adaptar a essa sociedade mais tecnológica e digital. Nesse contexto, é certo que a principal habilidade a ser estimulada e desenvolvida é o pensamento computacional, por ser aplicável e requisitada em qualquer ramo profissional dentro dessa nova realidade. Visto isso, os integrantes do grupo GET Engenharia Computacional juntamente dos integrantes da Escola de Games UFJF propuseram o ensino de programação utilizando o MIT App Inventor. Dentro desse contexto, o objetivo desse artigo é realizar um relato sobre os resultados alcançados, assim como os problemas enfrentados durante a experiência.

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Publicado
21/07/2024
COSTA, Hiero Henrique Barcelos et al. Ensino de conceitos básicos de programação usando MIT App Inventor para alunos de escolas públicas: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 297-306. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3019.