Análise da Trajetória dos Egressos do Introcomp no Ensino Superior

  • Matheus M. Schreiber UFES
  • Arthur T. Sampaio UFES
  • Thamya V. H. Donadia UFES
  • Ana Tereza R. S. Pereira UFES
  • Vitor Dadalto C. Gomes UFES
  • Karla Sancio UFES
  • Roberta Lima Gomes UFES
  • Rodrigo L. Guimarães UFES
  • Patrícia Dockhorn Costa UFES

Resumo


Este artigo traça um panorama da trajetória do egresso do Projeto Introcomp, que consiste de um curso de programação em Python para estudantes do ensino médio, e analisa se essa trajetória está alinhada aos objetivos do projeto, que são: (i) oferecer ao estudante da rede pública de ensino a oportunidade de aprender a programar; (ii) atrair este estudante para a carreira em tecnologia; e (iii) oferecer ao estudante uma base em programação, permitindo que ele tenha mais chances de sucesso ao enfrentar os desafios do curso superior. Os resultados observados sugerem que o Introcomp desempenha um papel importante na trajetória de seus egressos, tanto no processo seletivo quanto no seu desempenho nos cursos iniciais de programação do Ensino Superior.

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Publicado
21/07/2024
SCHREIBER, Matheus M. et al. Análise da Trajetória dos Egressos do Introcomp no Ensino Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 576-587. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2417.