Literacia Computacional Aplicado ao Aprendizado da Matemática Básica na Formação Inicial do Professor de Computação Indígena da Educação Básica

  • Allana Maria Medrado Araújo UnB
  • Wanderson Gabriel Torres da Silva UnB
  • Edison Ishikawa UnB
  • Maristela Holanda UnB

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa ação focada na formação inicial de professores de computação para indígenas da etnia Ticuna. Foram aplicadas as teorias de aprendizagem significativa de Ausubel com a taxonomia de Dee Fink em conjunto com a literacia computacional. Esta é uma abordagem inovadora uma vez que na literatura não existem trabalhos relatando métodos pedagógicos para formação de inicial de professores de computação indígenas. Os resultados mostram que a metodologia usada foi efetiva para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas da etnia Ticuna.

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Publicado
21/07/2024
ARAÚJO, Allana Maria Medrado; SILVA, Wanderson Gabriel Torres da; ISHIKAWA, Edison; HOLANDA, Maristela. Literacia Computacional Aplicado ao Aprendizado da Matemática Básica na Formação Inicial do Professor de Computação Indígena da Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 703-714. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2791.