Explorando o Potencial Educativo da Torre de Hanoi: Promovendo o Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Lia Martins UFAM / IFAM
  • Meng Huey Hsu UFAM / SEMED
  • Rosiane de Freitas UFAM

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar como o jogo da Torre de Hanoi pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional desde as etapas iniciais da educação. Para isso, conduziu-se uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, com intuito de avaliar a capacidade dos estudantes em assimilar conceitos computacionais mais avançados, explorando os pilares do pensamento computacional, com ênfase em estratégias algorítmica recursiva e iterativa. Os resultados demonstraram que os estudantes conseguiram assimilar os conceitos computacionais propostos e resolver o jogo com 3, 4 ou mais discos, utilizando algoritmos apropriados. Isso proporcionou aos estudantes a oportunidade de explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente.

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Publicado
21/07/2024
MARTINS, Lia; HSU, Meng Huey; FREITAS, Rosiane de. Explorando o Potencial Educativo da Torre de Hanoi: Promovendo o Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 762-773. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2990.