Explorando o Gap de Gênero em Matemática no ENEM em Municípios Brasileiros como Indicativo de Potenciais Candidatas para Carreiras em Computação

  • Tiago F. Tavares Insper
  • Fábio R. Miranda Insper

Resumo


Nas ciências exatas e tecnológicas tipicamente há uma grande diferença entre o tamanho das populações masculina e feminina, o que é conhecido como gap de gênero. Esse fenômeno é observado mundialmente em disciplinas do campo STEM (Science, Technology, Engineering, and Math; ciência, tecnologia, engenharia e matemática), e é relacionado a aspectos culturais que são mensuráveis a partir do ensino médio. Neste artigo, estimamos o gap de gênero à partir da análise das notas de matemática de alunos no ENEM. A análise dos dados mostra que há cidades que consistentemente têm um gap de gênero pequeno, o que indica possíveis fontes de inspiração para ações futuras na redução deste fenômeno.

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Publicado
21/07/2024
TAVARES, Tiago F.; MIRANDA, Fábio R.. Explorando o Gap de Gênero em Matemática no ENEM em Municípios Brasileiros como Indicativo de Potenciais Candidatas para Carreiras em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 785-793. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3003.