Desenvolvimento de um Jogo de Empresa baseado em Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para simulação de Elicitação de Requisitos de Software

  • Daniel P. Vargas UNIFRA
  • Tatiele B. Moro UNIFRA
  • Giovana M. Dambrosio UNIFRA
  • Marcos L. Cassal UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM
  • André Zanki Cordenonsi UFSM

Resumo


Este trabalho apresenta a modelagem de um Jogo de Empresa que tem como objetivo promover a aprendizagem da etapa de Elicitação de Requisitos de Software. O mesmo visa aproximar o aluno de situações e cenários simulados, para que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados de forma prática e dinâmica. O aluno adotará o papel de analista, interagindo com agentes de software, que assumirão papéis de funcionários de uma empresa fictícia, com a finalidade de definir os requisitos do software. Este jogo é baseado em um modelo de instituições humana, que possui normas de interação, denominado Instituição Eletrônica. Os agentes de software têm seu comportamento regido por meio de emoções modeladas de acordo com as ações do aluno.

Referências

Arcos, J. L., Esteva, M., Noriega, P., Rodríguez-Aguilar, J. A., and Sierra, C. (2005). An integrated development environment for electronic institutions. In Software Agent-Based Applications, Platforms and Development Kits, pages 121 – 142. Birkhäuser Basel.

Bogdanovych, A. (2007). Virtual Institutions. PhD thesis, University of Technology Sydney, Sydney, Australia.

Carvalho, A. M. B. R. and Chiossi, T. C. D. S. (2001). Introdução à Engenharia de Software. Unicamp, São Paulo.

EIDE (2010). Electronic institutions development environment. [link]. Acessado em Março/2010.

Esteva, M. (2003). Eletronic Institutions: from specification to development. PhD thesis, l?Institut d?Investigació en Intelligència Artificial, Espanha.

Group, T. S. (2003). Chaos chronicles, version 3.0. West Yarmouth, MA.

Heuser, C. A. (2001). Projeto de Banco de Dados. Sagra Luzzatto, Rio de Janeiro, 4a edition.

Jaques, P. A. and Vicari, R. M. (2005). Estado da arte em ambientes inteligentes de aprendizagem que consideram a afetividade do aluno. Informática na educação UFRGS, Porto Alegre., 8:15–38.

Ortony, A., Clore, G. L., and Collins, A. (1988). The cognitive structure of emotions. Cambridge University Press.

Pressman, R. S. (2006). Engenharia de Software. McGraw-Hill, 6a edition.

Rezende, D. A. (2005). Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Brasport, Rio de Janeiro, 3a edition.

Rodríguez-Aguilar, J. A. (2003). On the Design and Construction of Agent-Mediated Electronic Institutions. PhD thesis, l?Institut d?Investigació en Intelligència Artificial, Espanha.

Sommerville, I. (2007). Engenharia de Software. Addison-Wesley, 8a edition.
Publicado
20/07/2010
VARGAS, Daniel P.; MORO, Tatiele B.; DAMBROSIO, Giovana M.; CASSAL, Marcos L.; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, André Zanki. Desenvolvimento de um Jogo de Empresa baseado em Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para simulação de Elicitação de Requisitos de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 18. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 847-856. ISSN 2595-6175.