Análise de Jogos Educativos de Computador para Gerência de Projetos de Software
Resumo
Este artigo apresenta uma análise de jogos educativos de computador para gerência de projetos de software. O objetivo desta análise é reunir informações e recomendações relevantes para auxiliar na seleção ou na concepção de um jogo educativo de computador para ser incorporado em cursos de formação de gerentes de projeto de software.Referências
BAKER, A., NAVARRO, E. O. E VAN DER HOEK, A. An Experimental Card Game for Teaching Software Engineering Processes In: Journal of Systems and Software. Volume 75. p. 3-16. New York, 2005.
CARBONE, T. A.; GHOLSTON, S. Project Manager Skill Development: A Survey of Programs and Practitioners. Engineering Management Journal Vol. 16 No. 3 September, 2004.
COSTA, R.; SOARES, A.; LIMA, C. Jogar e Aprender: a Informática no Ensino de Álgebra Elementar. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Brasília, 2006.
DANTAS, A.R.; BARROS, M.O.; WERNER, C.M.L. Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. Laboratório de Engenharia de Software. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. COPPE/UFRJ 2004.
DRAPPA, A.; LUDEWIG J. Simulation in Software Engineering Training. University of Stuttgart, Computer Science Department. Germany, 2000.
FRANÇA, B. Proposta de um Modelo de Simulação de Processo de Software para o Ambiente WebAPSEE. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Computação. UFPA, 2007.
INTEL: website do jogo. Disponível: [link] Acesso em 26 de junho 2008.
KE, F. A. Qualitative Meta-Analysis of Computer Games as Learning Tools. University of New Mexico, USA, 2007.
MOLLÉRI, J. Utilizando o RPG como Ferramenta de Aprendizado para o Processso de Desenvolvimento de Software. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Ciência da Computação. UNIVALI, 2006.
NAVARRO, E.; BAKER, A.; HOEK. SIMSE: An interactive simulation game for software engineering education. Information and Computer Science University of California, 2004.
PMBOK Guia 2004. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. PMI. 3ª edição. 2004.
PMK Learning Environment. Disponível em: [link]. Acesso em abril de 2008.
PRIKLADNICKI, R. KIELING E; ROSA, R. Ensino de Gerência de Projetos de Software com o Planager. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, São Paulo, 2007.
SERIOUS GAME INITIATIVE. Disponível em: [link]. Acesso em maio de 2008.
SE-RPG Online. Disponível: [link]. Acesso em Junho 2008.
SIM: Site do Jogo. Disponível em: [link]. Acesso em 05 de Junho 2008.
SIMULTRAIN: website do jogo. Disponível em: [link] Acesso em 26 de junho 2008.
TORREAO, P.G.B.C. Project Management Knowledge Learning Environment: Ambiente Inteligente de Aprendizado para Educação em Gerenciamento de Projetos. Dissertação de Mestrado. Centro de Informática. UFPE, 2005.
VIRTUAL TEAM: website do projeto. Disponível: [link]. Acesso em 02 de Junho 2008.
CARBONE, T. A.; GHOLSTON, S. Project Manager Skill Development: A Survey of Programs and Practitioners. Engineering Management Journal Vol. 16 No. 3 September, 2004.
COSTA, R.; SOARES, A.; LIMA, C. Jogar e Aprender: a Informática no Ensino de Álgebra Elementar. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Brasília, 2006.
DANTAS, A.R.; BARROS, M.O.; WERNER, C.M.L. Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. Laboratório de Engenharia de Software. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. COPPE/UFRJ 2004.
DRAPPA, A.; LUDEWIG J. Simulation in Software Engineering Training. University of Stuttgart, Computer Science Department. Germany, 2000.
FRANÇA, B. Proposta de um Modelo de Simulação de Processo de Software para o Ambiente WebAPSEE. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Computação. UFPA, 2007.
INTEL: website do jogo. Disponível: [link] Acesso em 26 de junho 2008.
KE, F. A. Qualitative Meta-Analysis of Computer Games as Learning Tools. University of New Mexico, USA, 2007.
MOLLÉRI, J. Utilizando o RPG como Ferramenta de Aprendizado para o Processso de Desenvolvimento de Software. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Ciência da Computação. UNIVALI, 2006.
NAVARRO, E.; BAKER, A.; HOEK. SIMSE: An interactive simulation game for software engineering education. Information and Computer Science University of California, 2004.
PMBOK Guia 2004. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. PMI. 3ª edição. 2004.
PMK Learning Environment. Disponível em: [link]. Acesso em abril de 2008.
PRIKLADNICKI, R. KIELING E; ROSA, R. Ensino de Gerência de Projetos de Software com o Planager. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, São Paulo, 2007.
SERIOUS GAME INITIATIVE. Disponível em: [link]. Acesso em maio de 2008.
SE-RPG Online. Disponível: [link]. Acesso em Junho 2008.
SIM: Site do Jogo. Disponível em: [link]. Acesso em 05 de Junho 2008.
SIMULTRAIN: website do jogo. Disponível em: [link] Acesso em 26 de junho 2008.
TORREAO, P.G.B.C. Project Management Knowledge Learning Environment: Ambiente Inteligente de Aprendizado para Educação em Gerenciamento de Projetos. Dissertação de Mestrado. Centro de Informática. UFPE, 2005.
VIRTUAL TEAM: website do projeto. Disponível: [link]. Acesso em 02 de Junho 2008.
Publicado
20/07/2010
Como Citar
PALUDO, Lauriana; RAABE, André.
Análise de Jogos Educativos de Computador para Gerência de Projetos de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 18. , 2010, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2010
.
p. 867-878.
ISSN 2595-6175.
