Utilizando PBL no Ensino de Computação Ubíqua

  • Wanderley Lopes de Souza UFSCar
  • Bruno Leandro Gomes dos Santos UFSCar
  • Eduardo Felipe Zambom Santana UFSCar
  • Elaine Cecília Gatto UFSCar
  • Fabiano Caixeta Duarte UFSCar
  • Giliard Brito de Freitas UFSCar
  • Igor Vitório Custódio UFSCar
  • Jésus Martín Talavera Portocarrero UFSCar
  • Paulo Muniz de Ávila UFSCar
  • Ricardo Aparecido Perez de Almeida UFSCar

Resumo


Em cursos tradicionais relacionados à Computação, o conhecimento teórico é primeiramente ensinado aos estudantes, os quais posteriormente devem lembrá-lo para resolverem problemas específicos. As grandes desvantagens dessa abordagem são a falta de motivação dos estudantes durante as aulas e o esquecimento rápido do conhecimento. Este artigo relata uma experiência no emprego de Aprendizagem Baseada em Problemas, como método pedagógico no ensino de Computação Ubíqua, no contexto do Programa Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

Bardram, J.E.; Mihilidis, A.; Wan, D. (2007) “Pervasive Computing in Healthcare”. CRC Press.

Brooks, J.G. e Brools, M.G. (1997) “Construtivismo em sala de aula”. Porto Alegre: Artes Médicas.

Hansmann, U., Merk, L., Nicklous, M.S., Stober, “Pervasive Computing”, Second Edition, Springer-Verlag, ISBN 3540002189.

Iochida, L.C., “Os sete passos”, Tutorial, Departamento de Medicina, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Rehm, J. (1998) “Problem Based Learning an Introduction.” The National Teaching and Learning Forum, [link].

Santos, H.F., Santana, L.H.Z., Martins, D.S., Souza, W.L., Prado A.F. e Biajiz (2008) “A Ubiquitous Computing Environment for Medical Education”, anais do 23 st Annual ACM Symposium on Applied Computing (SAC 2008), vol 2, pp. 1395-1399.

Talbot, M. (2004) “Monkey see, monkey do: a critique of the competency model in graduate medical education”, Medical Education, vol. 38, pp. 587-592.

UFSCar (2004) “Curso de Medicina da UFSCar”, [link]
Publicado
20/07/2010
SOUZA, Wanderley Lopes de et al. Utilizando PBL no Ensino de Computação Ubíqua. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 18. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 877-886. ISSN 2595-6175.