Uma Proposta de Processo Contínuo de Avaliação para Cursos de Ciência da Computação

  • Cinthia O. A. Freitas PUCPR
  • Edson Scalabrin PUCPR
  • Vidal Martins PUCPR

Resumo


O presente artigo apresenta e discute um processo de avaliação visando elevar o nível de competência dos cientistas da computação formados na PUCPR. Para tal, o processo de avaliação existente foi modificado tendo como parâmetros o ENADE, o POSCOMP e o Exame Multidisciplinar, este último sendo parte do processo interno de avaliação da Universidade.

Referências

Linhares, E. (2009) “Autonomia Intelectual”, [link], Novembro, 2009.

Ministério da Educação. (2009). “ENADE: Relatório de Curso.” SINAES, INEP, Setembro, 2009. 29p.

Ministério da Educação. (2010). “Sinaes”, [link], Março, 2010.

Ministério da Educação. (2010). “Enade”, [link], Março, 2010.

Martins, V. (2009). “Regulamento do processo de avaliação”, PUCPR.

PUCPR. (2010). Eureka. [link], Março, 2010.

Raven, J. and Stephenson, J. (2001). “Competence in the Learning Society”, New York: Peter Lang.

Shippmann, J. S., Ash, R. A., Battista, M., Carr, L., Eyde, L. D., Hesketh, B., Kehoe, J., Pearlman, K., Prien, E.P. and Sanchez, J. I. (2000). “The practice of competency modeling”, Personnel Psychology, 53, 703-740.
Publicado
20/07/2010
FREITAS, Cinthia O. A.; SCALABRIN, Edson; MARTINS, Vidal. Uma Proposta de Processo Contínuo de Avaliação para Cursos de Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 18. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 887-896. ISSN 2595-6175.