Metodologia ERM2C: Para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação
Resumo
A lógica de programação é considerada uma das mais importantes disciplinas para os alunos que ingressam em um curso superior de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), pois os conhecimentos adquiridos nela irão influenciar diretamente no desempenho das demais disciplinas correlatas durante o restante do curso. Por ser uma disciplina com maior índice de reprovação, o seu ensino é considerado um dos sete grandes desafios do ensino de computação para este século. Assim sendo, pesquisas sobre novas metodologias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como a ERM2C (Entender, Revisar, Melhorar, Completar e Construir) a ser apresentada neste artigo, é imprescindível.
Referências
CAMPOS, R. L. B. L. Lógica de programação: Há como melhorar o aprendizado fugindo dos padrões estabelecidos nos livros didáticos e adotados pela maioria dos docentes ? XVII Congresso Iberoamericano de Educacion Superior em Computacion (CLEI-2009-CIESC), 22-25/Set/2009. Brazil, RS, Pelotas.
CAMPOS, R. L. B. L. ERMC2: Uma proposta de metodologia para melhoria do ensino-aprendizado de lógica de programação. XI Congresso Chileno de Educacíon Superior em Computacion (CCESC), 2009. Santiago, Chile, Jornadas Chilenas de Computacion 2009, Santiago, Chile, 2009b, Vol. Único.
CHANTLER. A. Técnicas e práticas de programação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Campus, 1984.
DOS SANTOS, R. P.; COSTA, H. A. X. Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. Infocoomp, Journal of Computer Sciense,, Volume 5, Number 1, March 2006. Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras, MG, Brasil.
FALCKEMBACH, G. A. M.; DE ARAUJO, F. V. Aprendizagem de algoritmos: dificuldades na resolução de problemas. Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Santa Maria, RS, Brasil. Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
JERIZ, R. Sugestão para avaliação dos alunos no início do semestre. Universidade Católica do Norte do Chile. Conversar informal durante as Jornadas Chilenas de Computacional de 2009.
MARCZAK, S. dos S.; GIRAFFA, L. M. M. Ambientes Inteligentes para Suporte ao Ensino de Programação. Techical Reports Series, Number 28, August, 2003, Faculdade de Informática – PUCRS.
PEREIRA JÚNIOR, J e outros. Ensino de algoritmos e programação: uma experiência no nível médio. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil, 22 a 29 de Julho, 2005.
PYOTT, S.; SANDERS, I. ALEX: An aid to teaching algortims. SIGCSE, Vol. 23, Nº 3, Bulletin, Set/1991, pag. 36.35.
RAPKIEWICZ, C. E. e outros. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V. 4 Nº 2, Dezembro, 2006.
RAABE, A. L. A. Raabe; DE SANTIAGO, R.; DAZZI, R. L. S.. Adquirindo experiência na construção de ferramentas de apoio a aprendizagem de algoritmos. Workshop de Ambientes de Apoio a Aprendizagem de Algoritmos e Programação. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007. Anais dos XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.
VILLAS, M. V. e outros. Programação: conceitos, técnicas e linguagens. Rio de Janeiro, RJ, Brazil: Campus, 1987.
WESLEY, H.; GONDIM, A. P.; AMBROSIO, A. P. Esboços de fluxogramas no ensino de algoritmos. Workshop sobre Educação em Computação – WEI. Anais do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belém do Pará, PA, Brasil, 12 a 18 de julho de 2008.
XAVIER, G. M. M e outros, C. Estudo de fatores que influenciam a aprendizagem introdutória de programação. Disponível em [link].
