Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores

  • Aletéia Vanessa Moreira Souto CEETEPS
  • Marcelo Duduchi CEETEPS

Resumo


Este artigo apresenta a construção de um processo de avaliação como apoio ao ensino de computação que utiliza uma ferramenta computadorizada para identificar os problemas de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nas disciplinas básicas dos cursos de graduação em computação e informática relacionadas ao ensino de algoritmos e programação de computadores.

Referências

Duduchi, M., Souto, A. V. M., Barbosa, A. C. C. e Macedo, E. C. (2007) “O uso de testes psicológicos computadorizados como balizadores para dificuldades de raciocínio lógico em alunos de disciplinas de construção de algoritmos e programação de computadores”. Anais do II Workshop de Pós-graduação e Pesquisa, CEETEPS, São Paulo, Brasil. [link]. Acesso em dezembro de 2008.

Eysenck, M. W. e Keane M. T. (2007) “Manual de Psicologia Cognitiva”, Porto Alegre, Artes Médicas, 5ª.edição.

Falcão, I. P. e Duduchi, M. (2008) “Software para construção de teste de raciocínio lógico”. X Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica, FATEC-SP, São Paulo.

Gomes, A., Henriques, J. e Mendes, A.J.. (2008) “Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores”. In Educação, Formação e Tecnologias; vol.1 (a), p. 93-103. [link]. Acesso em dezembro de 2008.

Koslosky, M. A. N. (1999) “Aprendizagem baseada em casos: um ambiente para ensino de lógica de programação”. Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. [link]. Acesso em dezembro de 2008.

Martins, S. W. e Correia, L. H. A. (2003) “O Logo como ferramenta auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico – um estudo de caso”. Internacional Conference on Engineering and Computer Education – ICECE2003, Santos, SP. [link]. Acesso em dezembro de 2008.

Pimentel, P. E., França, V. F. e Omar, N. (2003) “A caminho de um ambiente de avaliação e acompanhamento contínuo da aprendizagem em programação de computadores”. WIE Workshop de Informática na Educação, XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – SBC2003, Campinas.

Santos, R. P. e Costa, H. A. X. (2006) “Análise de metodologias e ambientes de ensino para algoritmos, estruturas de dados e programação aos iniciantes em computação e informática”. In: Infocomp Journal of Computer Science, vol.5, n.1, p.41-50.

SBC – Sociedade Brasileira de Computação. (1999) “Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e informática”.
Publicado
20/07/2009
SOUTO, Aletéia Vanessa Moreira; DUDUCHI, Marcelo. Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 17. , 2009, Bento Gonçalves/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 611-618. ISSN 2595-6175.