Tepequém: uma nova Ferramenta para o Ensino de Algoritmos nos Cursos Superiores em Computação
Resumo
Este artigo apresenta uma ferramenta denominada Tepequém que visa melhorar a aprendizagem dos alunos iniciantes no conteúdo de Algoritmos e Programação, o qual é problemático nos cursos superiores de computação no Brasil, devido ao alto índice de evasão e repetência. Ainda em fase de validação, tal ferramenta é na verdade uma Linguagem de Programação cuja principal característica é ter todas as suas palavras-reservadas escritas em português, possibilitando dessa maneira que o aluno possa criar seus programas utilizando a língua materna, eliminando assim o entrave inicial do aprendizado de algoritmos que é o idioma inglês.
Referências
Haetinger, W., Graziola, P. (2002) “Utilização de um carro-robô construído com componentes de baixo custo como ferramenta de apoio ao aprendizado dos conceitos de orientação a objetos”. 7º Taller Internacional de Software Educativo, [link]. Acessado em: Julho 2008.
Pereira, J., Rapkiewicz, C. (2004) “O Processo de Ensino-Aprendizagem de Fundamentos de Programação: Uma Visão Crítica da Pesquisa no Brasil”, [link]. Acessado em: Julho 2008.
Rapkiewics, C. et al. (2006) “Estratégias Pedagógicas no Ensino de Algoritmos e Programação associadas ao uso de Jogos Educacionais”, CINTED-UFRGS - Novas Tecnologias na Educação. V.4 Nº 2, Dezembro, 2006.
Rocha, H. (1993) “Representações Computacionais Auxiliares ao Entendimento de Conceitos de Programação”, In: “Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação”. Livro organizado por Valente, J. A. Editora Unicamp.
Rodrigues Jr, M. (2002) “Como Ensinar Programação?”, Informática – Boletim Informativo, Ano I, nº 01, ULBRA, Canoas, RS.
