MAEI: Modelo de Atendimento Educacional Inclusivo para apoiar Estudantes com Necessidades Específicas de Aprendizagem no Ensino Superior em Computação

  • Andreza Bastos Mourão UEA
  • Cleidiana Alves UEA
  • Vítor Norton Azevedo UEA
  • Marcelo Brilhante UEA
  • Raimundo Williame Rocha de Melo UEA

Resumo


Este trabalho apresenta um modelo e sistema web desenvolvidos para apoiar o Atendimento Educacional Inclusivo baseado no Atendimento Educacional Especializado, dando suporte aos docentes que possuem alunos com necessidades específicas de aprendizagem em sala de aula, com base nas escutas realizadas pelo núcleo de inclusão. O modelo foi projetado utilizando a metodologia PDCA aplicada a Educação e a ferramenta implementada com base no modelo, validados por especialistas e método SUS. Evidenciando um ambiente educacional equitativo, cooperativo e colaborativo, permitindo aos docentes utilizar adaptações, estratégias e práticas pedagógicas que promovam a Educação Inclusiva.

Referências

Almeida, B. T. S. and Camargo, M. E. S. (2022). Sistema pdca na gestão escolar. Revista Científica Eletrônica De Ciências Aplicadas De Fait.

Almeida, P. A., Tartuce, G. L., Gatti, B. A., and Souza, L. B. d. (2021). Práticas pedagógicas na educação básica do brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação.

Amorim, C. C., Antunes, K. C. V., and Santiago, M. C. (2021). Da educação básica ao ensino superior: desafios à construção do processo de inclusão em educação. Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, 1(1).

Anache, A. A., Rovetto, S. S. M., and de Oliveira, R. A. (2014). Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no ensino superior. Revista Educação Especial, 27(49):299–311.

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Acessado em: 22/08/2024, Disponível em: [link].

Brasil (2008). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP. Acessado em: 26/08/24, Disponível em: [link].

Brasil (2012). Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Acessado em: 29/08/24, Disponível em: [link].

Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Acessado em: 28/08/24, Disponível em: [link].

Brasil, P. d. R. (2011). Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Acesso em: 02 dez. 2024.

de Diretrizes, L. (1996). bases da educação nacional.

Evaristo, F. L., Asnis, V. P., Cardoso, P. A., et al. (2022). O atendimento educacional especializado no ensino superior: relatos de experiência. Revista Educação e Políticas em Debate, 11(1):346–361.

Felicetti, S. A. and Batista, I. (2020). A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 12(24):165–180.

Franco, M. A. d. R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(247):534–551.

Guerreiro-Rio, J. B. N. G., da Silva-Rio, M. R. O., de Oliveira Sodré-Rio, M. S., and da Silva Arantes-Rio, S. F. (2024). Atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva. Revista Educação & Ensino-ISSN 2594-4444, 8(1).

Marques, A. N. and Duarte, M. (2013). Trabalho colaborativo e adaptação curricular: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com deficiencia intelectual. Revista de ciências humanas, 14(23):87–104.

Martins, J. F., Mourão, A. B., Nascimento, G. R., de Souza Fernandes, L. C., and da Silva Vieira, N. A. (2022). Pcedu: Uma plataforma colaborativa educacional para gerenciar atividades utilizando as estratégias do pensamento computacional e a educação inclusiva. In Anais do I Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 127–138. SBC.

Massalai, R., Pereira, C. M., and Coutinho, D. J. G. (2024). Estratégias educacionais para alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): Enfoque das neurociências. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(4):2092–2106.

Medeiros, D. et al. (2021). As contribuições da análise do comportamento (aba) para a aprendizagem de pessoas com autismo: Uma revisão da literatura. Estudos Iat, 6(1).

Mourão, A., Menezes, C., Lopes, A., and Netto, J. F. (2019). App midoaa: Objeto de aprendizagem acessível para apoiar estudantes com deficiência auditiva. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1140.

Mourão, A. B. and Netto, J. F. (2019a). Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática)-Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM).

Mourão, A. B. and Netto, J. F. (2020). Modelo inclusivo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis para apoiar a educação inclusiva. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 42–51. SBC.

Mourão, A. B. and Netto, J. F. M. (2018). Inclusive model for the development and evaluation of accessible learning objects for graduation in computing: a case study. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.

Mourão, A. B. and Netto, J. F. M. (2019b). Simroaa multi-agent recommendation system for recommending accessible learning objects. In 2019 IEEE frontiers in education conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Mourão, A., Ribeiro, D., Junior, G. S., Jardim, H., and Monteiro, P. (2024). Meitea: Modelo educacional inclusivo desenvolvido para orientar e recomendar estratégias educacionais e adaptações para estudantes com tea no ensino superior. In Anais do III Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 106–117, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Oliveira, J. G. C. d. et al. (2024). Pertencimento de alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de ciência da computação: uma revisão de literatura.

Rosa, M. P. and Souza, F. R. B. (2023). A articulação pedagógica no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades: Pedagogical articulation in specialized educational assistance: challenges and possibilities. Revista Cocar, (19).

Santos, C. E. M. d., Rodrigues, O. M. P. R., and Capellini, V. L. M. F. (2023a). Consultoria colaborativa e educação inclusiva: Uma revisão sistemática de estudos brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, 27:e245254.

Santos, S. M. A. V., de Araujo, C. S., do Nascimento, C. E., dos Santos Filho, E. B., and da SO Timoteo, L. C. (2023b). Ciclo pdca aplicado à educação: uma revisão de literatura. Revista Amor Mundi, 4(4):15–21.

Silva, L. G. d. S. (2022). Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva.

Souza, R. N. and Mourão, A. B. (2023). Ambiente virtual interativo e inclusivo de libras (aviilib): aplicando as estratégias do pensamento computacional e engajando os estudantes com elementos de gamificação. In Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 75–86. SBC.

Stella, L. F. and Massabni, V. G. (2019). Ensino de ciências biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciência & Educação (Bauru), 25:353–374.

Vioto, J. R. B. and Vitaliano, C. R. (2019). O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, pages 47–59.
Publicado
20/07/2025
MOURÃO, Andreza Bastos; ALVES, Cleidiana; AZEVEDO, Vítor Norton; BRILHANTE, Marcelo; MELO, Raimundo Williame Rocha de. MAEI: Modelo de Atendimento Educacional Inclusivo para apoiar Estudantes com Necessidades Específicas de Aprendizagem no Ensino Superior em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 217-228. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7493.