Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Técnico e Superior: Uma Proposta de Modelo
Resumo
Este artigo propõe o desenvolvimento e a validação de um modelo para avaliar o pensamento crítico no ensino de programação para estudantes do ensino técnico e superior. Utilizando a metodologia de Design Centrado em Evidência (ECD) e as Concepções de Avaliação Baseada em Princípios de Investigação (PADI), o modelo foi elaborado para capturar habilidades como interpretação, análise e avaliação. A Validade de Conteúdo e do Construto foi avaliada por um painel de especialistas, mostrando resultados promissores, como a capacidade do modelo medir com precisão os aspectos pretendidos. Assim, o modelo demonstra um grande potencial para ser uma ferramenta eficaz na educação em computação.
Referências
Alexandre, N. M. C. & Coluci, M. Z. O. (2011) “Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas”, Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), pp. 3061-3068. .
Araújo, L., Pessoa, M., & Pires, F. (2024b). Investigando a relação entre pensamento computacional e narrativas digitais e não digitais. In Anais do 35º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) (pp. 3294-3303). Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/sbie.2024.244972.
Arndt, D. M., Martins, R. M., & Hauck, J. C. R. (2024). Critical thinking assessment in K-12 computing education: A systematic mapping. Informatics in Education. DOI: 10.15388/infedu.2025.02
Arndt, D. M., Martins, R. M., & Hauck, J. C. R. (2024). Avaliação de Habilidades do Pensamento Crítico no Ensino Técnico e Superior no Ensino de Computação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (aceito).
Beecham, S., Hall, T., Britton, C., Cottee, M. & Rainer, A. (2005) “Using an expert panel to validate a requirements process improvement model”, Journal of Systems and Software, 76(3), pp. 251-275. .
Catojo, A. R. S., & Nunes, M. A. S. N. (2024). O pensamento computacional para o desenvolvimento de aprendizagens de leitura e pensamento críticos no ensino fundamental: Um mapeamento sistemático da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32(1), 135-156. DOI: 10.1016/j.tsc.2017.05.005.
Cicchetti, D. V., & Sparrow, S. A. (1981). Developing criteria for establishing interrater reliability of specific items: Applications to assessment of adaptive behavior. American Journal of Mental Deficiency, 86(2), 127-137.
Critical Thinking (2019) “Critical thinking testing and assessment”. Foundation for Critical Thinking. Disponível em: [link] [Acesso em: 12 março 2025].
Davis, L. L. (1992) “Instrument review: Getting the most from a panel of experts”, Applied Nursing Research, 5(4), pp. 194-197. .
Derksen, B. M., Bruinsma, W., Goslings, J.C. & Schep, N. W.L. (2024). The Kappa Paradox Explained. The Journal of Hand Surgery, 49(5), pp. 482-485. DOI: 10.1016/j.jhsa.2024.01.006. .
Facione, P. A., & Facione, N. C. (1990). Critical Thinking: A Statement of Expert Consensus for Purposes of Educational Assessment and Instruction. ERIC, Institute of Education Sciences.
Gong, D., Yang, H. H., & Cai, J. (2020). Exploring the key influencing factors on college students’ computational thinking skills through flipped-classroom instruction. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 17(19). DOI: 10.1186/s41239-020-00196-0. .
Graham, M. & Milanowski, A. & Westat, J. (2014). Measuring and Promoting Inter-Rater Agreement of Teacher and Principal Performance Ratings. .
Grant, J. S. & Davis, L. L. (1997) “Selection and use of content experts for instrument development”, Research in Nursing & Health, 20(3), pp. 269-274. .
Haynes, S. N., Richard, D. C. S. & Kubany, E. S. (1995) “Content validity in psychological assessment: A functional approach to concepts and methods”, Psychological Assessment, 7(3), pp. 238-247. .
Huang, X. & Qiao, C. (2024) “Enhancing computational thinking skills through artificial intelligence education at a STEAM high school”, Science & Education, 33. DOI: 10.1007/s11191-022-00392-6. [Acesso em: 12 março 2025]. .
Insight Assessment (2023) “Critical thinking assessments for higher education”. Disponível em: [link]. [Acesso em: 12 março 2025].
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2023) "Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Ideb 2023", Disponível em: [link]. [Acesso em: 12 março 2025]
Instituto Ayrton Senna, s.d. Criatividade e pensamento crítico. Disponível em: [link] [Acesso em: 12 março 2025].
Kaur, A., & Chahal, K. K. (2023). Exploring personality and learning motivation influences on students’ computational thinking skills in introductory programming courses. Journal of Science Education and Technology, 32(5), pp. 778–792. DOI: 10.1007/s10956-023-10052-1. .
K–12 Computer Science Framework (2023) “K–12 Computer Science Framework”, Disponível em: [link] [Acesso em: 12 março 2025].
Kendall, M.G. (1948). Rank correlation methods. Griffin. .
Landis, J. R. & Koch, G. G. (1977) “The measurement of observer agreement for categorical data”, Biometrics, 33(1), pp. 159-174. .
Lawshe, C. H. (1975) “A quantitative approach to content validity”, Personnel Psychology, 28(4), pp. 563-575. .
Lee, S., Choi, D., Lee, M., Choi, J. & Lee, S. (2023) “Fostering youth's critical thinking competency about AI through exhibition”, in CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Hamburg, Germany. .
Lin, P.-H. & Chen, S.-Y. (2020) “Design and Evaluation of a Deep Learning Recommendation Based Augmented Reality System for Teaching Programming and Computational Thinking”, In: IEEE Access, vol. 8, pp. 45689-45699, DOI: 10.1109/ACCESS.2020.2977679. .
Liu, J. L., McBride, R. E., Xiang, P., & Scarmardo-Rhodes, M. (2018). Physical education pre-service teachers’ understanding, application, and development of critical thinking. Quest, 70(1), pp. 23-38. DOI: 10.1080/00336297.2017.1325205. .
Lynn, M. (1986) “Determination and Quantification of Content Validity Index”, Nursing Research, 35, pp. 382-386. DOI: 10.1097/00006199-198611000-00017. .
Mäkiö, E. & Mäkiö, J. (2023) "The task-based approach to teaching critical thinking for computer science students", Education Sciences, 13(7), pp. 742. DOI: 10.3390/educsci13070742. .
Messick, S. (1995) “Validity of psychological assessment”, American Psychologist, 50(9), pp. 741-749. .
Ministério da Educação (MEC) (2017) "Base Nacional Comum Curricular", Disponível em: [link].
Mislevy, R. J., Almond, R. G. & Lukas, J. F. (2003) “A Brief Introduction to Evidence-Centered Design”, ETS Research Report Series, i–29. .
Moskal, B. M.; Leydens, J. A. (2000) Scoring rubric development: Validity and reliability. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 7, n. 10. Disponível em: [link]. [Acesso em: 12 março 2025]. .
OECD. (2019) OECD Learning Compass 2030: “A series of concept notes. OECD Learning Compass 2030 Concept Note Series”. Disponível em: [link]. [Acesso em: 12 março 2025].
OECD (2024) “Teaching, Learning and Assessing Creative and Critical Thinking Skills”, Disponível em: [link]. [Acesso em: 12 março 2025].
Paul, J. A.; Sinha, M.; Cochran, J. D. (2023) “Instruments to assess students critical thinking—A qualitative approach. Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 21, n. 3. .
Riconcente, M. M., Mislevy. J. & Hamel, L. (2005). “An introduction to PADI task templates, Menlo Park: SRI International. (PADI Technical Report 3)”. Disponívelem: [link]. [Acesso em: 10 janeiro 2025].
Sari, M.K., Sudiyanto, S. & Kurniawan, S.B. (2022) “Critical thinking skills profile of fourth-grade elementary school students in science learning”, Proceedings of the 5th International Conference on Learning Innovation and Quality Education, Surakarta, Indonesia. .
Seeratan, K. L. & Mislevy, R. J. (2008) “Design patterns for assessing internal knowledge representations”, SRI International, Menlo Park. (PADI Technical Report 22). Disponível em: [link]. [Acesso em: 10 janeiro 2025].
Sociedade Brasileira de Computação-SBC (2021) “Educação superior em computação: Estatísticas – 2021”. Available at: [link]. [Acesso em: 12 março 2025].
Song, D., Hong, H., & Oh, E. Y. (2021). Applying computational analysis of novice learners' computer programming patterns to reveal self-regulated learning, computational thinking, and learning performance. Computers in Human Behavior, 120, 106746. DOI: 10.1016/j.chb.2021.106746. .
SPSS (2025) Kendall's W Test in SPSS Disponível em: [link]. [Acesso em: 12 março 2025].
Taylor, W. (2022) “Promoting critical thinking through classroom discussion”, in FUIKS, C. L. and CLARK, L. (Eds.) Teaching and learning in honors. .
UNICEF. Artificial intelligence chatbots. (2023). Disponível em: [link]. [Acesso em: 25 fevereiro 2025].
World Economic Forum (2020) “The Future of Jobs Report 2020”. Available at: [link] [Acesso em: 12 março 2025].
Yeh, Y. C. (2003) Critical thinking test-level I (CTT-I). Taipei: Psychological Publishing.
Zawacki-Richter, O., Marín, V. I., Bond, M. and Gouverneur, F. (2019) “Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education—where are the educators?”, International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(39). DOI: 10.1186/s41239-019-0172-8. .
