Hora de Codar: Chatbot do Discord Integrado a Gamificação para Disciplina de Laboratório de Programação

  • Marcos Grégory Rodrigues Marques UFC
  • Isis Nascimento de Lavor UFC
  • Maria Elanne M. Rodrigues UFC
  • Valéria Maria da Silva Pinheiro UFC

Resumo


As disciplinas introdutórias de computação são essenciais para a construção do conhecimento dos alunos, mas também apresentam altos índices de dificuldade e evasão. Nesse contexto, metodologias ativas, como a gamificação, surgem como estratégias eficazes para promover o engajamento e a aprendizagem. Este trabalho propõe a implementação de um sistema gamificado baseado em um chatbot na plataforma Discord para auxiliar os estudantes da disciplina de Laboratório de Programação. O sistema utiliza elementos lúdicos e interativos, inspirados no desenho animado ”Hora de Aventura”, para transformar o processo de aprendizagem em uma experiência mais dinâmica e envolvente. A análise dos questionários de feedback revelou um aumento na motivação, no engajamento e no interesse dos alunos participantes.

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Publicado
20/07/2025
MARQUES, Marcos Grégory Rodrigues; LAVOR, Isis Nascimento de; RODRIGUES, Maria Elanne M.; PINHEIRO, Valéria Maria da Silva. Hora de Codar: Chatbot do Discord Integrado a Gamificação para Disciplina de Laboratório de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 353-363. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8090.