Cientistas de Alcântara: Um Relato de Experiência sobre a Capacitação em Tecnologias Computacionais para o Desenvolvimento da Região de Alcântara
Resumo
Projetos sociais têm um papel essencial em promover o desenvolvimento de conhecimentos, capacitação de comunidades e a aplicação de soluções inovadoras em diversas áreas. Nesse contexto, o projeto Cientistas de Alcântara visa capacitar docentes e estudantes de Alcântara, Maranhão, no uso de tecnologias espaciais, aplicadas à abordagem STEAM. Este artigo apresenta um relato sobre as ações do projeto, destacando seus resultados e as próximas etapas. Os resultados preliminares indicam que as capacitações impactaram positivamente a compreensão dos participantes sobre as tecnologias espaciais e sua aplicação em soluções para os desafios locais.Referências
Abdullah, M., Majid, R., Bais, B., Bahri, N., and Asillam, M. (2018). Fostering research aptitude among high school students through space weather competition. Advances in Space Research, 61(1):478–486.
Alò, D., Castillo, A., Marín Vial, P., and Samaniego, H. (2020). Low-cost emerging technologies as a tool to support informal environmental education in children from vulnerable public schools of southern chile. International journal of science education, 42(4):635–655.
Andrade, I. d. O., Cruz, R. L. V., Hillebrand, G. R. L., and Soares, M. A. (2018). O centro de lançamento de alcântara: Abertura para o mercado internacional de satélites e salvaguardas para a soberania nacional. Technical report, Texto para Discussão.
Collier, A., Knight, D., Hafich, K., Hannigan, M., Polmear, M., and Graves, B. (2015). On the development and implementation of a project-based learning curriculum for air quality in k-12 schools. In 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–7. IEEE.
de Oliveira Matos, P. (2021). Geopolítica e programa espacial brasileiro: da busca pela autonomia ao acordo de salvaguardas tecnológicas. Revista Brasileira de Estudos Estratégicos, 13(25).
Giacaglia, G. E. O. (1994). A indústria aeroespacial: questões econômicas, tecnológicas e sociais. s.n., São Paulo.
Guimarães, A., Rodrigues, A. S. d. L., and Malafaia, G. (2017). Rapid assessment protocols of rivers as instruments of environmental education in elementary schools. Revista Ambiente & Água, 12:801–813.
Hotaling, L. and Stolkin, R. (2015). Sensing the environment: Student-created water quality sensors. Marine Technology Society Journal, 49(4):140–148.
Khalaf, Y., Salama, C., Kurorwaho, B., D’eon, J. C., and Al-Abadleh, H. A. (2022). The “clean air outreach project”: A paired research and outreach program looking at air quality microenvironments around elementary schools. Journal of Chemical Education, 100(2):681–688.
Koshova, S., Britchenko, I., and Bezpartochnyi, M. (2022). Investment in the space industry: a comparative analysis of ukraine and the eu. Baltic Journal of Economic Studies, 8(3):92–100.
Lemes, D. (2020). Jornal da puc-sp. Acesso em: 30 de Março de 2025.
Nguyen Le, H., Puleo, R., Boesch, N., Christensen, C., and Mullins, C. (2024). Start-up space: Update on investment and global trends in commercial space ventures and its implications on the expansion of space commerce. In AIAA AVIATION FORUM AND ASCEND 2024, page 4855.
Rivero, L., Barradas Filho, A. O., de Sant’Anna, M. C. S., Viana, D., Marinho, N. F., Machado, A. M. B., de Miranda Martins, M., and Aranha, M. B. R. (2024). Identificando tecnologias educacionais para o ensino de monitoramento ambiental a partir dos resultados de um mapeamento sistemático da literatura. RENOTE, 22(1):175–185.
Yang, W., John, V. O., Zhao, X., Lu, H., and Knapp, K. R. (2016). Satellite climate data records: Development, applications, and societal benefits. Remote Sensing, 8(4):331.
Alò, D., Castillo, A., Marín Vial, P., and Samaniego, H. (2020). Low-cost emerging technologies as a tool to support informal environmental education in children from vulnerable public schools of southern chile. International journal of science education, 42(4):635–655.
Andrade, I. d. O., Cruz, R. L. V., Hillebrand, G. R. L., and Soares, M. A. (2018). O centro de lançamento de alcântara: Abertura para o mercado internacional de satélites e salvaguardas para a soberania nacional. Technical report, Texto para Discussão.
Collier, A., Knight, D., Hafich, K., Hannigan, M., Polmear, M., and Graves, B. (2015). On the development and implementation of a project-based learning curriculum for air quality in k-12 schools. In 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–7. IEEE.
de Oliveira Matos, P. (2021). Geopolítica e programa espacial brasileiro: da busca pela autonomia ao acordo de salvaguardas tecnológicas. Revista Brasileira de Estudos Estratégicos, 13(25).
Giacaglia, G. E. O. (1994). A indústria aeroespacial: questões econômicas, tecnológicas e sociais. s.n., São Paulo.
Guimarães, A., Rodrigues, A. S. d. L., and Malafaia, G. (2017). Rapid assessment protocols of rivers as instruments of environmental education in elementary schools. Revista Ambiente & Água, 12:801–813.
Hotaling, L. and Stolkin, R. (2015). Sensing the environment: Student-created water quality sensors. Marine Technology Society Journal, 49(4):140–148.
Khalaf, Y., Salama, C., Kurorwaho, B., D’eon, J. C., and Al-Abadleh, H. A. (2022). The “clean air outreach project”: A paired research and outreach program looking at air quality microenvironments around elementary schools. Journal of Chemical Education, 100(2):681–688.
Koshova, S., Britchenko, I., and Bezpartochnyi, M. (2022). Investment in the space industry: a comparative analysis of ukraine and the eu. Baltic Journal of Economic Studies, 8(3):92–100.
Lemes, D. (2020). Jornal da puc-sp. Acesso em: 30 de Março de 2025.
Nguyen Le, H., Puleo, R., Boesch, N., Christensen, C., and Mullins, C. (2024). Start-up space: Update on investment and global trends in commercial space ventures and its implications on the expansion of space commerce. In AIAA AVIATION FORUM AND ASCEND 2024, page 4855.
Rivero, L., Barradas Filho, A. O., de Sant’Anna, M. C. S., Viana, D., Marinho, N. F., Machado, A. M. B., de Miranda Martins, M., and Aranha, M. B. R. (2024). Identificando tecnologias educacionais para o ensino de monitoramento ambiental a partir dos resultados de um mapeamento sistemático da literatura. RENOTE, 22(1):175–185.
Yang, W., John, V. O., Zhao, X., Lu, H., and Knapp, K. R. (2016). Satellite climate data records: Development, applications, and societal benefits. Remote Sensing, 8(4):331.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
SOUSA, Vitor; SILVA, Bruno Carvalho da; BARRADAS FILHO, Alex Oliveira; SOUZA, Bruno Feres de; SANT’ANNA, Mikele Candida S. de; VIANA, Davi; RIVERO, Luis.
Cientistas de Alcântara: Um Relato de Experiência sobre a Capacitação em Tecnologias Computacionais para o Desenvolvimento da Região de Alcântara. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1184-1194.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9067.
