Uma Proposta de Cenário para Ensino de Algoritmos e Programação com Contribuições de Cooperação, Colaboração e Coordenação
Resumo
Apesar da realização de várias pesquisas na área, o ensino de algoritmos e programação ainda se constitui em um desafio para a Computação. A partir de uma análise anterior de problemas detectados nesse processo e possíveis contribuições de cooperação e colaboração, identificou-se requisitos importantes para compor um contexto de aprendizagem mais produtivo. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de definir uma proposta de cenário para aprendizagem de algoritmos e programação, incorporando tecnologias que englobem cooperação, colaboração e coordenação.Referências
ACM (2001) “Computing Curricula”. Disponível em [link]. Acesso: 10/03/2008.
ACM (2004) “Curricula Recommendations”. Disponível em [link]. Acesso: 10/03/2008.
Baeza-Yates, R. A. (2000) “Teaching Algorithms”, In: SIGACT News 26, v. 4, p. 51-59.
CEECInf (1999) “Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática”. Diretrizes Curriculares de Cursos de Computação e Informática, SESu-MEC.
Chamillard, A. T.; Braun, K. A. (2000) “Evaluating Programming Ability in a Introductory Computer Science Course”, In: Proc. of the 31 st SIGCSE, Austin/TX, USA.
Colis, B. (1993) “Cooperative Learning in CSCW: Research Perspectives for Internetworked Educational Enviroments”, In: IFIP Working Group 3.3 Working Conference Lessons from Learning, Archamps, France.
Dodge, B. (1995) “WebQuests: A Technique for Internet-Based Learning”. In: The Distance Educator, San Diego, v. 1, n. 2, p. 10-13.
Graf, S.; List, B. (2005) “An Evaluation of Open Source E-Learning Platforms Stressing Adaptation Issues”, In: Proc. of the 5 th ICALT, Kaohsiung, Taiwan, p. 163-165.
Haden, P.; Mann, S. (2003) “The Trouble with Teaching Programming”, In: Proc. of the 16 th Annual NACCQ, Palmerston North, New Zealand.
McGettrick, A.; Boyle, R.; Ibbett, R.; Lloyd, J.; Lovegrove, G.; Mander, K. (2004) “Grand Challenges in Computing – Education”. The British Computer Society, 26p.
Neves, M. F.; Coello, J. M. A. (2006) “OntoRevPro: Uma Ontologia sobre Revisão de Programas para o Aprendizado Colaborativo de Programação Java”, In: Anais do XVII SBIE, Brasília/DF, p. 569-578
Nosek, J. T. (1998) “The Case for Collaborative Programming”, In: Communications of the ACM, v. 41, n. 3.
Piaget, J. (1932) “The Moral Judgement of the Child”. Routledge and Kegan Paul, London.
Pimentel, E. P.; França, V. F.; Omar, N. (2003) “A Caminho de um Ambiente de Avaliação e Acompanhamento Contínuo de Aprendizagem em Programação de Computadores”, In: Anais do II WEIMIG, Poços de Caldas/MG.
Rosso, A.; Daniele, M. (2000) “Our Method to Teach Algorithmic Development”, In: ACM SIGCSE Bulletin, v. 32, n. 2, ACM Press, USA, p. 49-52.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X. (2005) “TBC-AED e TBC-AED/WEB: Um Desafio no Ensino de Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação”, In: Anais do IV WEIMIG, Varginha/MG.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X. (2006) “Um Software Gráfico Educacional para o Ensino de Algoritmos em Grafos”, In: Proc. of the IADIS/CIAWI’2006, Murcia, Espanha.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X.; Resende, A. M. P.; Souza, J. M. (2008a) “O Uso de Ambientes Gráficos para Ensino e Aprendizagem de Estruturas de Dados e de Algoritmos em Grafos”, In: Anais do XVI WEI, CSBC’2008, Belém/PA.
Santos, R. P.; Vivacqua, A. S.; Souza, J. M.; Costa, H. A. X. (2008b) “Questões e Desafios no Ensino de Algoritmos e Programação: Identificando Aspectos Importantes no Processo de Aprendizagem apoiado por Computador”, In: Proc. of the X INTERTECH, Peruíbe/SP, p. 568-572.
SBC (1999) “Currículo de Referência”.
SBC (2006) “Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil – 2006-2016”.
Suthers, D. D. (1998) “Computer Aided Education and Training Initiative”, In: Technical Report. Learning Research and Development Center, University of Pittsburgh.
Vizcaino, A.; Contreras, J.; Favela, J.; Prieto, M. (2000) “An Adaptive, Collaborative Environment to Develop Good Habits in Programming”, In: Proc. of the 5 th ITS, Montreal, Canadá, p. 262-271.
Vygotsky, L. S. (1978) “Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes”. Cambridge: Harvard University Press, p. 52-91.
ACM (2004) “Curricula Recommendations”. Disponível em [link]. Acesso: 10/03/2008.
Baeza-Yates, R. A. (2000) “Teaching Algorithms”, In: SIGACT News 26, v. 4, p. 51-59.
CEECInf (1999) “Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática”. Diretrizes Curriculares de Cursos de Computação e Informática, SESu-MEC.
Chamillard, A. T.; Braun, K. A. (2000) “Evaluating Programming Ability in a Introductory Computer Science Course”, In: Proc. of the 31 st SIGCSE, Austin/TX, USA.
Colis, B. (1993) “Cooperative Learning in CSCW: Research Perspectives for Internetworked Educational Enviroments”, In: IFIP Working Group 3.3 Working Conference Lessons from Learning, Archamps, France.
Dodge, B. (1995) “WebQuests: A Technique for Internet-Based Learning”. In: The Distance Educator, San Diego, v. 1, n. 2, p. 10-13.
Graf, S.; List, B. (2005) “An Evaluation of Open Source E-Learning Platforms Stressing Adaptation Issues”, In: Proc. of the 5 th ICALT, Kaohsiung, Taiwan, p. 163-165.
Haden, P.; Mann, S. (2003) “The Trouble with Teaching Programming”, In: Proc. of the 16 th Annual NACCQ, Palmerston North, New Zealand.
McGettrick, A.; Boyle, R.; Ibbett, R.; Lloyd, J.; Lovegrove, G.; Mander, K. (2004) “Grand Challenges in Computing – Education”. The British Computer Society, 26p.
Neves, M. F.; Coello, J. M. A. (2006) “OntoRevPro: Uma Ontologia sobre Revisão de Programas para o Aprendizado Colaborativo de Programação Java”, In: Anais do XVII SBIE, Brasília/DF, p. 569-578
Nosek, J. T. (1998) “The Case for Collaborative Programming”, In: Communications of the ACM, v. 41, n. 3.
Piaget, J. (1932) “The Moral Judgement of the Child”. Routledge and Kegan Paul, London.
Pimentel, E. P.; França, V. F.; Omar, N. (2003) “A Caminho de um Ambiente de Avaliação e Acompanhamento Contínuo de Aprendizagem em Programação de Computadores”, In: Anais do II WEIMIG, Poços de Caldas/MG.
Rosso, A.; Daniele, M. (2000) “Our Method to Teach Algorithmic Development”, In: ACM SIGCSE Bulletin, v. 32, n. 2, ACM Press, USA, p. 49-52.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X. (2005) “TBC-AED e TBC-AED/WEB: Um Desafio no Ensino de Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação”, In: Anais do IV WEIMIG, Varginha/MG.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X. (2006) “Um Software Gráfico Educacional para o Ensino de Algoritmos em Grafos”, In: Proc. of the IADIS/CIAWI’2006, Murcia, Espanha.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X.; Resende, A. M. P.; Souza, J. M. (2008a) “O Uso de Ambientes Gráficos para Ensino e Aprendizagem de Estruturas de Dados e de Algoritmos em Grafos”, In: Anais do XVI WEI, CSBC’2008, Belém/PA.
Santos, R. P.; Vivacqua, A. S.; Souza, J. M.; Costa, H. A. X. (2008b) “Questões e Desafios no Ensino de Algoritmos e Programação: Identificando Aspectos Importantes no Processo de Aprendizagem apoiado por Computador”, In: Proc. of the X INTERTECH, Peruíbe/SP, p. 568-572.
SBC (1999) “Currículo de Referência”.
SBC (2006) “Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil – 2006-2016”.
Suthers, D. D. (1998) “Computer Aided Education and Training Initiative”, In: Technical Report. Learning Research and Development Center, University of Pittsburgh.
Vizcaino, A.; Contreras, J.; Favela, J.; Prieto, M. (2000) “An Adaptive, Collaborative Environment to Develop Good Habits in Programming”, In: Proc. of the 5 th ITS, Montreal, Canadá, p. 262-271.
Vygotsky, L. S. (1978) “Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes”. Cambridge: Harvard University Press, p. 52-91.
Publicado
12/07/2008
Como Citar
SANTOS, Rodrigo P.; VIVACQUA, Adriana S.; SOUZA, Jano M.; COSTA, Heitor A. X..
Uma Proposta de Cenário para Ensino de Algoritmos e Programação com Contribuições de Cooperação, Colaboração e Coordenação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 16. , 2008, Belém/PA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2008
.
p. 218-227.
ISSN 2595-6175.
