Utilização de um RPG no Ensino de Gerenciamento e Processo de Desenvolvimento de Software

  • Fabiane Barreto Vavassori Benitti UNIVALI / FURB
  • Jefferson Seide Molléri UNIVALI

Resumo


O ensino da disciplina de engenharia de software é fundamentado na utilização de modelos que fornecem subsídios para o gerenciamento e desenvolvimento de um projeto de software. O SE•RPG (Software Engineering • Role-playing Game) surge como uma proposta pedagógica de apoio ao aprendizado através da simulação do ambiente de uma empresa de software, confrontando o acadêmico com as atividades e desafios do gerenciamento do processo de desenvolvimento. Uma validação em sala de aula evidenciou o SE•RPG como ferramenta capaz de minimizar a lacuna existente entre a teoria e a prática no aprendizado constituindo-se, também, em um agente motivador.

Referências

Alves, A. G. e Benitti, F. B. V. (2006) “Processo de Desenvolvimento Integrando Disciplinas de Engenharia de Software”, In Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - Workshop de Ensino de Informática (WEI), 14., Campo Grande, p. 206-215.

Baker, A., Navarro, E. O. e Hoek, A. (2003) “An experimental card game for teaching software engineering”, In Conference on Software Engineering Education and Training, vol. 16, Spain, [link].

Barbetta, P. A. (1994), Estatística Aplicada às Ciências Sociais, Editora da UFSC, 1a. edição.

Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. (2006) “Ensino online: trilhando novas possibilidades pedagógicas mediadas pelos jogos eletrônicos”, [link].

Jalote, P. (1997), An integrated approach to software engineering, Springer, 2a.edição.

Navarro, E. O. e Hoek, A. “Towards Game-Based Simulation as a Method of Teaching Software Engineering,” In ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. vol 32, 2002, Boston, [link].

Ohlsson, L. e Johansson, C. (1995) “A Practice Driven Approach to Software Engineering Education.” In IEEE Transactions on Education, vol. 38, no. 3.

Pressman, R. S. (2006), Engenharia de software, McGraw-Hill, 6a. edição.

Rocha, A. R. C. Maldonado, J. C. e Weber, K. C. (2001) Qualidade de Software, Prentice Hall.

Silva, L. F., Leite, J. C. S. P. e Breitman, K. K. (2004). “Ensino de Engenharia de Software: Relato de Experiências.” In Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - Workshop de Ensino de Informática (WEI), 12., Salvador, BA, [link].

Sommerville, I. (2003), Engenharia de software, Addison Wesley, 6a. edição.

Strauss, R. (1997), Managing Multimedia Projects, Butterworth-Heinemann Newton.
Publicado
12/07/2008
BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori; MOLLÉRI, Jefferson Seide. Utilização de um RPG no Ensino de Gerenciamento e Processo de Desenvolvimento de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 16. , 2008, Belém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 258-267. ISSN 2595-6175.