Programa(ação): Atividades lúdicas para ensino de programação em escolas públicas

  • João Pinheiro UFRJ
  • Julia Godinho UFRJ
  • Yuri Guedes UFRJ
  • Glosdemberger Cardoso UFRJ
  • Débora Zumpichiatti UFRJ
  • Janaína Gomide UFRJ

Resumo


Esse artigo tem como objetivo propor atividades lúdicas para ensino de programação para crianças a serem realizadas em qualquer ambiente, sem a necessidade de computadores. Foram desenvolvidas dezesseis atividades e aplicadas para um público de trezentos e oitenta e três crianças e jovens em três ambientes diferentes: uma escola pública, um curso de verão e oficinas. Visando permitir a reprodução dessa experiência em outros tempos e espaços foram desenvolvidos um aplicativo para smartphone e uma apostila contendo as informações de cada dinâmica disponibilizados gratuitamente. Por fim, observou-se que os alunos gostaram e se divertiram durante as atividades e entenderam os principais conceitos de programação.

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Publicado
12/07/2019
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PINHEIRO, João; GODINHO, Julia ; GUEDES , Yuri ; CARDOSO, Glosdemberger ; ZUMPICHIATTI, Débora ; GOMIDE, Janaína . Programa(ação): Atividades lúdicas para ensino de programação em escolas públicas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 91-100. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6620.