Agentes tutor e companheiro em um ambiente educacional baseado em estilos cognitivos
Resumo
Este artigo apresenta o protótipo de um ambiente educacional baseado em estilos cognitivos de raciocínio, com a atuação de dois agentes pedagógicos que desempenham diferentes funções – o agente tutor e o agente companheiro. As ações dos agentes foram desenvolvidas com o uso de regras de produção e a atualização dos estilos cognitivos é feita por uma rede bayesiana. Também, são apresentadas as táticas de ensino utilizadas para o desenvolvimento do material instrucional.Referências
Anderson, J. R. Cognitive Psychology and Its Implications. New York: Worth Publishers, 2000.
Bloom, B.S. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais - domínio cognitivo. Tradução: Flávia Maria. Sant’Anna. Globo, Porto Alegre, págs. 4 e 23, 1976.
Chou, C.; Chan, T-W. & Lin, C. (2003) Redefining The Learning Companion: The Past, Present, And Future Of Educacional Agents. Computers & Education, 255-269.
Cutmore, T. R. H., Hine, T. J., Maberly, K. J., Langford, N. M. & Hawgood, G. (2000). Cognitive Ad Gender Factors Influencing Navigation in Virtual Environment. International Journal Of Human-Computer Studies, 53, 223-249.
Giraffa, L.M.M. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, 1999.
Lee, C. H. M.; Cheng, Y. W.; Rai, S. & Depickere, A. (2004) What Affect Student Cognitive Style In Development Of Hypermedia Learning System? Computers & Education.
Mainieri, A. G.; Frozza, R.; Schreiber, J.; Molz, K. Educacional System based on Cognitive Styles and/or Learning Styles? XXVII Annual Conference of the Cognitive Science. Italy, 2005.
Pereira A. Um Agente para Seleção de Estratégias de Ensino em Ambientes Educacionais na Internet. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, 1999. (Dissertação de Mestrado).
Rau, P-L. P.; Choong, Y-Y. & Salvendy, G. (2004) A Cross Cultural Study On Knowledge Representation And Structure In Human Computer Interfaces. International Journal Of Industrial Ergonomics; 117-129.
Roberts, Maxwell J. & Newton, E. J. (2001). Understanding Strategy Selection. Human-Computer Studies, 54, 137-154 Ross, John D.; Ross, Catherine M.. Teste Ross de Processos Cognitivos. Instituto Pieron de Psicologia Aplicada. 1976.
Santos, Cássia T. Dóris – um Agente Pedagógico em Sistemas Tutores Inteligentes. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2000. (Trabalho de Conclusão).
Santos, C.T; Frozza, R.; Dahmer, A.; Gaspary, L.P.. Dóris – Pedagogical Agent in Intelligent Tutoring Systems. In: Intelligent Tutoring Systems Conference. Biarritz: Springer-Verlag, 2002. p. 91-104.
Silva, L.F.R..DIMI – Um Agente Selecionador de Estratégias de Ensino para Sistemas Tutores Inteligentes. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2002. (Trabalho de Conclusão).
Sternberg, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Workman, M. (2004). Performance And Perceived Affectiveness In Computer-Based And Computer-Aided Education: Do Cognitive Styles Make A Difference? Computers in Human Behavior, 20, 517-534.
Bloom, B.S. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais - domínio cognitivo. Tradução: Flávia Maria. Sant’Anna. Globo, Porto Alegre, págs. 4 e 23, 1976.
Chou, C.; Chan, T-W. & Lin, C. (2003) Redefining The Learning Companion: The Past, Present, And Future Of Educacional Agents. Computers & Education, 255-269.
Cutmore, T. R. H., Hine, T. J., Maberly, K. J., Langford, N. M. & Hawgood, G. (2000). Cognitive Ad Gender Factors Influencing Navigation in Virtual Environment. International Journal Of Human-Computer Studies, 53, 223-249.
Giraffa, L.M.M. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, 1999.
Lee, C. H. M.; Cheng, Y. W.; Rai, S. & Depickere, A. (2004) What Affect Student Cognitive Style In Development Of Hypermedia Learning System? Computers & Education.
Mainieri, A. G.; Frozza, R.; Schreiber, J.; Molz, K. Educacional System based on Cognitive Styles and/or Learning Styles? XXVII Annual Conference of the Cognitive Science. Italy, 2005.
Pereira A. Um Agente para Seleção de Estratégias de Ensino em Ambientes Educacionais na Internet. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, 1999. (Dissertação de Mestrado).
Rau, P-L. P.; Choong, Y-Y. & Salvendy, G. (2004) A Cross Cultural Study On Knowledge Representation And Structure In Human Computer Interfaces. International Journal Of Industrial Ergonomics; 117-129.
Roberts, Maxwell J. & Newton, E. J. (2001). Understanding Strategy Selection. Human-Computer Studies, 54, 137-154 Ross, John D.; Ross, Catherine M.. Teste Ross de Processos Cognitivos. Instituto Pieron de Psicologia Aplicada. 1976.
Santos, Cássia T. Dóris – um Agente Pedagógico em Sistemas Tutores Inteligentes. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2000. (Trabalho de Conclusão).
Santos, C.T; Frozza, R.; Dahmer, A.; Gaspary, L.P.. Dóris – Pedagogical Agent in Intelligent Tutoring Systems. In: Intelligent Tutoring Systems Conference. Biarritz: Springer-Verlag, 2002. p. 91-104.
Silva, L.F.R..DIMI – Um Agente Selecionador de Estratégias de Ensino para Sistemas Tutores Inteligentes. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2002. (Trabalho de Conclusão).
Sternberg, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Workman, M. (2004). Performance And Perceived Affectiveness In Computer-Based And Computer-Aided Education: Do Cognitive Styles Make A Difference? Computers in Human Behavior, 20, 517-534.
Publicado
16/04/2007
Como Citar
FROZZA, Rejane; KONZEN, Andréa; MAINIERI, Alessandra G.; SCHREIBER, Jacques; MOLZ, Kurt; TAUTZ, Jorge; PEDÓ, Ricardo; DRESCH, Jonas.
Agentes tutor e companheiro em um ambiente educacional baseado em estilos cognitivos. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 1. , 2007, Pelotas/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2007
.
p. 39-50.
ISSN 2326-5434.
DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2007.33033.