Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação

  • Tiago L. Schmitz UFSC
  • Jomi F. Hübner UFSC
  • Carine G. Webber UCPel

Resumo


A qualidade das interações entre agentes é um fator determinante na eficiência de um SMA. Uma das ferramentas utilizadas para melhorar essas interações é o uso do conceito de reputação. Os modelos cognitivos de reputação são modelos recentes e dentre eles o ForTrust[6], apesar de sua excelente fundamentação teórica, que faz uso de alguns conceitos que ainda não possuem um modelo de implementação. Nesta direção, o presente artigo apresenta um modelo de implementação das crenças de grupo usando o conceito de artefatos,que são estruturas de um ambiente, passivas e orientadas a funções, que podem ser construídas, destruídas e operadas pelos agentes. Propõe-se a construção de um artefato para representar as crenças de um grupo de agentes usando-se como domínio de aplicação a edição colaborativa de documentos da Wikipédia.
Palavras-chave: Crenças de Grupo, Reputação, For-Trust, Modelo Cognitivo, Artefato

Referências

J. Carter, E. Bitting, and A. Ghorbani. Reputation formalization for an information-sharing multiagent system. Computacional Inteligence, 1:515–534, 2002.

C. Castelfranchi and R. Falcone. Principles of trust for MAS: Cognitive anatomy, social importance and quantification. ICMAS, 1:72–79, 1998.

C. Castelfranchi, R. Falcone, B. Firozabadi, and Y. Tan. Special issue on trust, deception and fraud in agent societies. Applied Artificial Intelligence Journal, 1:763–768, 2000.

S. J. Cesare. Uma ontologia funcional de reputação para agentes. Master’s thesis, Escola politécnica da Universidade de São Paulo, 2005.

eBay. eBay. [link], 2009.

A. Herzig, E. Lorini, J. F. Hübner, and L. Vercouter. A logic of trust and reputation. Logic Journal of the IGPL, 2009.

Y. Krupa, L. Vercouter, J. F. Hübner, and A. Herzig. Trust based evaluation of wikipedia’s contributors. In Proc. of 10th Annual International Workshop, volume 5881 of LNCS, pages 148–161, 2009.

J. Sabater and C. Sierra. Regret: A reputation model for gregarious societes. Proc. of the Fouth Workshop on Deception, Fraud and Trust in Agent Societies, 1:61–69, 2001.

J. Sabater and C. Sierra. Review on computacional trust and reputation models. Kluwers Academic Publishers, 1:27, 2005.

M. Schillo, P. Funk, and M. Rovatsos. using trust for detecting deceiful agents in artificial societies. Applied Artificial Intelligence, 1, 2000.

M. Viroli, T. Holvoet, A. Ricci, K. Schelfthout, and F. Zambonelli. Infrastructures for the environment of multiagent systems. Autonomous Agents and Multi-Agent Systems, 14(1):49–60, 2007.
Publicado
19/04/2010
SCHMITZ, Tiago L.; HÜBNER, Jomi F.; WEBBER, Carine G.. Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 4. , 2010, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 151-154. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2010.33065.