Recicla: Software Educativo para o Ensino Ambiental

  • Cleiton Giovane Dalmoro Unoesc
  • Anibal Lopes Guedes Unoesc
  • Fernanda Lopes Guedes FAAPF

Resumo


No presente artigo apresentam-se considerações sobre o desenvolvimento do sistema tutor Recicla. Trata-se de um jogo educativo que contém questões ambientais onde são apresentadas situações-problema ao aluno para que o mesmo possa posicionar-se quanto ao que for solicitado. Por meio da seleção da resposta, apresenta-se uma animação gráfica mostrando a decisão selecionada pelo aluno. Ao mesmo tempo, o agente Save interage com o aluno apresentando uma mensagem com o intuito de direcioná-lo a realizar uma próxima escolha de forma correta caso a escolha anterior tenha sido insatisfatória. No caso de uma escolha satisfatória anterior, o agente centra-se apenas em motivar o aluno a continuar no rumo certo. O trabalho foi apresentado numa escola de São Miguel do Oeste/SC, que pode contribuir de forma positiva para com o trabalho feito.
Palavras-chave: Agentes, Sistemas Tutores, Software Educativo, Software Educativo Ambiental, Agentes Reativos, Construtivismo

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Publicado
19/04/2010
DALMORO, Cleiton Giovane; GUEDES, Anibal Lopes; GUEDES, Fernanda Lopes. Recicla: Software Educativo para o Ensino Ambiental. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 4. , 2010, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 167-170. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2010.33069.