Gamificação Auxiliada por Inteligência Artificial: Uso do ChatGPT para Produção de Atividades Didáticas e Interação nas Aulas de Metodologia Científica

  • Lafayette B. Melo Instituto Federal da Paraíba

Resumo


O trabalho tem como objetivo investigar o uso ChatGPT no auxílio a gamificação em aulas de disciplinas de metodologia científica. O professor faz atividades de sorteios, testes, desafios etc. com ajuda do ChatGPT em um canal do ambiente para cada disciplina durante o período letivo. Foi feita uma análise qualitativa dos dados registrados nos canais e foi feito um questionário de satisfação com os alunos. Observou-se que códigos, categorias, citações e opiniões dos alunos, além dos prompts criados pelo professor, indicam que a experiência é válida, mas há uma série de fatores interrelacionados e que a categorização dos dados pode ser mais bem esclarecida para melhorar a produção das aulas e que os alunos aprovaram a experiência.

Palavras-chave: Inteligência Artificial, ChatGPT, gamificação, metodologia científica

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Publicado
04/11/2024
MELO, Lafayette B.. Gamificação Auxiliada por Inteligência Artificial: Uso do ChatGPT para Produção de Atividades Didáticas e Interação nas Aulas de Metodologia Científica. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 89-98. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245520.