Design de uma Escala para Avaliação de Literacia de Dados

Resumo


Grandes quantidades de dados foram amplamente criadas e consumidas desde as duas primeiras décadas do século XX. A capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados é chamada de literacia de dados. Essas habilidades nem sempre são bem desenvolvidas nas escolas, embora aspectos relacionados sejam mencionados na Base Nacional Comum Curricular brasileira. Lacunas na educação básica podem levar cidadãos a serem vítimas de notícias enganosas ou desinformação. Projetamos uma escala de literacia de dados por meio da Design Science Research. O artefato foi avaliado positivamente por matemáticos, estatísticos e um cientista de dados de instituições públicas que contribuíram com sugestões para a sua versão final. Nossas contribuições incluem uma escala qualitativa de alfabetização de dados, que avalia os alunos em sessenta habilidades organizadas em sete categorias que vão desde a “coleta de dados” até a “tomada de decisões informadas”. Foi gerada também uma definição de literacia de dados e uma estrutura que generaliza o processo de desenvolvimento da escala produzida.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (MEC/SEED). Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 dez. 2019.

D’IGNAZIO, Catherine; BHARGAVA, Rahul. Approaches to building big data literacy. In: BLOOMBERG DATA FOR GOOD EXCHANGE CONFERENCE, 2015, New York. Proceedings [...]. [S, l.: s.n.], 2015.

GIBSON, J. Phil; MOURAD, Teresa. The growing importance of data literacy in life science education. American Journal of Botany, Lancaster, v. 105, n. 12, p. 1953-1956, 2018.

KHAN, Hammad R.; KIM, Jeonghyun; CHANG, Hsia-Ching. Toward an Understanding of Data Literacy. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2020.

KNAFLIC, Cole Nussbaumer. Storytelling com dados: um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

LOCKE, Brandon T.; HEPPLER, Jason A. Teaching Data Literacy for Civic Engagement: Resources for Data Capture and Organization. KULA: knowledge creation, dissemination, and preservation studies, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 23, 2018.

RIDSDALE, Chantel et al. Strategies and best practices for data literacy education: knowledge synthesis report. [S. l.]: Dalhousie University, 2015.

ROIGER, Richard J.; GEATZ, M. W. Data mining: a tutorial-based primer. Boston: Addison Wesley, 2003.

SHELLEY, Ed. SaaS Metrics Refresher #8: Data Literacy. 2019. Disponível em: https://blog.chartmogul.com/saas-metrics-refresher-data-literacy/. Acesso em: 01 jun. 2019.

TABLEAU. 2019 Tendências de Business Intelligence. 2019. Disponível em: https://www.tableau.com/pt-br/reports/business-intelligence-trends. Acesso em: 18 set. 2021.
Publicado
17/10/2022
BRITO, Luciana S.; FRANÇA, Juliana B. S.; DIAS, Angélica F. S.; VIVACQUA, Adriana S.. Design de uma Escala para Avaliação de Literacia de Dados. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 1. , 2022, Diamantina/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 7-12. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2022.227509.