Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta curricular e um livro didático de computação para o oitavo ano do ensino fundamental II brasileiro, baseados em diretrizes e currículos de referência da área. Estes materiais objetivam contribuir para a popularização da computação na educação básica. O livro combina o uso de sistemas colaborativos, uma reflexão sobre redes sociais online, robótica educacional, programação através de linguagens de blocos e uma introdução a uma linguagem textual de programação, usando contextos que proveem feedback imediato e uma abordagem de aprendizagem em espiral.
Palavras-chave: pensamento computacional, aprendizagem de programação, livro didático

Referências


Araujo, L. G. J., Bittencourt, R. A., and Santos, D. M. B. (2018). Contextualized Spiral Learning of Computer Programming in Brazilian Vocational Secondary Education. In FIE 2018 – 48th Annual Frontiers In Education Conference.

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., and Bittencourt, R. A. (2019). Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II. In WIE 2019 - XXV Workshop de Informática na Escola.

Ausubel, D. P. (1960). The use of advance organizers in the learning and retention of meaningful verbal material. Journal of Educational Psychology, 51(5):267.

Boyd, D. and Marwick, A. E. (2011). Social Privacy in Networked Publics: Teens' Attitudes, Practices, and Strategies. In A decade in Internet Time: Symposium on the Dynamics of the Internet and Society.

Bruner, J. (1966). Uma Nova Teoria de Aprendizagem. Bloch, Rio de Janeiro.

Castells, M. (2005). A Sociedade em Rede, volume 1. Paz e Terra, São Paulo.

Forte, A. and Guzdial, M. (2004). Computers for communication, not calculation: Media as a motivation and context for learning. In 37th Annual Hawaii International Conference on System Sciences.

McNerney, T. S. (2004). From Turtles to Tangible Programming Bricks: Explorations in Physical Language Design. Personal and Ubiquitous Computing, 8(5):326–337.

Papert, S. (1986). Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. MIT Media Lab.

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2019). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In WEI 2019 - XXVII Workshop sobre Educação em Computação.

Santos, O. L., Cury, D., Rafalski, J., and Silveira, P. D. N. (2016). An IOT Computational Robotics Learning Laboratory in Vila Velha, Espírito Santo. In 2016 XI Latin American Conference on Learning Objects and Technology (LACLO), pages 1–6. IEEE.

Santos, P. S., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf.

Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O'Grady-Cunniff, D., Owens, B. B., Stephenson, C., and Verno, A. (2011). CSTA K–12 Computer Science Standards: Revised 2011. Technical report, CSTA/ACM, New York, NY, USA. 104111.

Siegel, D. J. (2016). Cérebro Adolescente: O Grande Potencial, a Coragem e a Criatividade da Mente dos 12 aos 24 anos. Versos, São Paulo.

Souza, I. M., Andrade, W. L., Sampaio, L. M., and Araujo, A. L. S. O. (2018). A Systematic Review on the use of LEGO Robotics in Education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTANA, Bianca Leite; ARAUJO, Luis Gustavo Jesus; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 81-90. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.81.